Saiba o que são jetons e por que geraram polêmica no Governo Zema

Mecanismo estaria sendo usado para engordar salários dos secretários.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Romeu Zema - Governador de Minas Gerais
Romeu Zema governa o estado desde janeiro/2019.
Foto: Divulgação

Nesta semana as manchetes dos jornais mineiros foram tomadas pela palavra “jetons”. Boa parte dos cidadãos não sabem o que significa esse termo, porém o mesmo vem causando turbulência no Governo de Romeu Zema (NOVO).

Os jetons são uma remuneração extra recebida por servidores públicos em razão da participação como representantes da União em Conselhos de Administração e Fiscal ou órgãos equivalentes de empresas controladas direta ou indiretamente pela União, ou seja, estatais.

- Continua depois da publicidade -

Alguns deputados estaduais estão afirmando que Romeu Zema está utilizando deste mecanismo para engordar o salário dos secretários. Durante a campanha, o governador chegou a dizer que seus colaboradores de “cargo de confiança” não receberiam salários.

A Reforma Administrativa aprovada pela Assembleia de Minas Gerais determinou o fim do pagamento de jetons e que 70% dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores concursados. Apesar disso, Zema pode vetar esses dois pontos.

Alguns jornais noticiaram na última quarta-feira (29) que Zema teria mandado avisar os parlamentares que vetaria esse trecho da reforma.

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -