Saiba o que são jetons e por que geraram polêmica no Governo Zema

Mecanismo estaria sendo usado para engordar salários dos secretários.

Compartilhe!

Romeu Zema - Governador de Minas Gerais
Romeu Zema governa o estado desde janeiro/2019.
Foto: Divulgação

Nesta semana as manchetes dos jornais mineiros foram tomadas pela palavra “jetons”. Boa parte dos cidadãos não sabem o que significa esse termo, porém o mesmo vem causando turbulência no Governo de Romeu Zema (NOVO).

Os jetons são uma remuneração extra recebida por servidores públicos em razão da participação como representantes da União em Conselhos de Administração e Fiscal ou órgãos equivalentes de empresas controladas direta ou indiretamente pela União, ou seja, estatais.

Alguns deputados estaduais estão afirmando que Romeu Zema está utilizando deste mecanismo para engordar o salário dos secretários. Durante a campanha, o governador chegou a dizer que seus colaboradores de “cargo de confiança” não receberiam salários.

A Reforma Administrativa aprovada pela Assembleia de Minas Gerais determinou o fim do pagamento de jetons e que 70% dos cargos comissionados sejam ocupados por servidores concursados. Apesar disso, Zema pode vetar esses dois pontos.

Alguns jornais noticiaram na última quarta-feira (29) que Zema teria mandado avisar os parlamentares que vetaria esse trecho da reforma.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.