Saiba como aplicar a diversificação de produtos no supermercado

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ao contrário do que muitos donos de mercado pensam, apesar do nome, diversificar os alimentos e bebidas no supermercado não é apenas trocar de lugar ou disponibilizar novas marcas.

A diversificação de produtos dentro de um estabelecimento é uma estratégia que visa oferecer a melhor experiência para o consumidor através da oferta de uma gama de produtos de qualidade e das melhores bebidas.

No entanto, aplicar essa estratégia envolve estudos sobre a compra dos clientes dentro do mercado, a adaptação dos consumidores a uma marca e outra, além de pensar no orçamento do seu negócio. Não basta sair comprando todas as bebidas alcoólicas e produtos de limpeza disponíveis por aí.

Diversificar os itens das prateleiras é importante, mas envolve cautela. Tudo isso para que o cliente encontre opções, tanto de qualidade quanto de preço.

Quer saber como aplicar essa estratégia no seu supermercado? Confira a seguir alguns passos importantes na hora de diversificar os produtos.

Venda novos produtos e marcas

Ofertar novos produtos, de marcas diferentes, é um dos primeiros passos para que o supermercado tenha um portfólio de produtos maior.

Pesquisar por marcas recém lançadas, ou aquele item desenvolvido recentemente, é importante para que o estabelecimento vire sinônimo de novidade.

Prestar atenção no que os outros concorrentes estão vendendo também é uma dica. Por exemplo, se o supermercado mais próximo vende sempre os mesmos tipos de biscoito recheado, investir em um sabor de bolacha waffer que mais ninguém vende é interessante.

Defina um orçamento para a compra de novos produtos

Apesar da venda de bebidas diferentes e alimentos, muitas vezes inusitados, ser uma ótima estratégia para que os clientes optem sempre pelo seu supermercado, é preciso pensar no orçamento.

Assim como todo negócio, o balanço entre lucros e despesas precisa ser positivo. Então não dá para arriscar em produtos que vão ficar na prateleira por um longo tempo.

Para que isso não aconteça, faça um estudo sobre os produtos de maior saída dentro do mercado. Analisar as marcas preferidas de cervejas, chocolate em barra e leite condensado também pode ajudar a definir em quais marcas você pode apostar em novidades.

Procure por promoções no atacado

A compra de produtos para supermercados sempre é feita em grandes proporções. Por essa razão, procurar os melhores preços no atacado é ainda mais importante para economizar na hora de diversificar os produtos.

Quanto mais economia na compra de um produto, mais dinheiro sobra para que o estabelecimento invista em outros produtos de marcas diferentes.

A compra no atacado de marcas já estabelecidas no mercado fica mais fácil. Procurar baratear o preço da Nutella no atacado, por exemplo, é vantajoso para o supermercado e para o cliente.

Assim, o negócio consegue ampliar ainda mais a gama de produtos oferecidos ao consumidor.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.