Risco de queimaduras aumenta em época de festas juninas

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Reprodução

Festa Junina é uma época de comidas gostosas, fantasias, brincadeiras e festas típicas, mas é preciso ficar atento ao risco de acidentes e queimaduras. Os costumes de soltar balões, fogos de artifício e ficar em volta das tradicionais fogueiras juninas são responsáveis pelo aumento dos casos de queimadura neste período do ano. Além destes, os estalinhos, um dos preferidos das crianças pode ser tão perigoso quanto os fogos de artifício. 

Segundo a Sociedade Brasileira de Queimaduras, pelo menos 1 milhão de acidentes desse tipo acontecem no Brasil por ano, sendo 300 mil apenas em crianças. Para evitar acidentes, a dermatologista Nayara Dib recomenda a utilização de fogueiras baixas, pois estas evitam desmoronamentos que acabam espalhando as brasas. “Elas nunca devem ser acesas jogando combustível, em especial gasolina, álcool ou solvente”, reforça a especialista.

A médica alerta quanto aos fogos de artifício, eles só podem ser utilizados com procedência garantida e, nunca, devem ser manipulados, sem antes ler o rótulo. “Jamais deixe que as crianças sejam responsáveis por qualquer fase neste processo, tanto de acender fogueiras quanto de soltar fogos”, alerta a Dra. Nayara.

O manuseio inadequado desses instrumentos pode causar graves acidentes. “As principais sequelas deixadas pelas queimaduras provocadas por fogos de artifício são manchas, cicatrizes retráteis que encurtam a pele e comprometem os movimentos, lesões na córnea e, inclusive, casos de amputação de membros”, esclarece a especialista.

Em caso de acidentes envolvendo queimaduras, a médica informa que o ideal é molhar a região queimada com água corrente e não aplicar nenhum remédio ou receita caseira sobre a pele. “Em seguida, o paciente deve ser encaminhado a um serviço de Saúde, pois em muitos casos o ferimento é pequeno, porém profundo, o que reforça a necessidade de um diagnóstico adequado e de um pré-atendimento especializado”, alerta.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Para denunciar um comentário ofensivo clique na bandeira vermelha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.