Rio Paranaíba representa a região no Observatório da Juventude em Belo Horizonte

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O seminário busca o desenvolvimento de ações afirmativas que contribuam para a melhoria da educação. 

Geovana Souza, ao lado Edlamar Resende e Cleunice Boaventura
Foto: Arquivo Pessoal
A estudante, Geovana Souza, esteve em Belo Horizonte nesta semana e participou do Observatório da Juventude que é promovido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A jovem que estuda na E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura em Rio Paranaíba, desenvolve vários projetos de incentivo à educação e é uma das parlamentares do PJM (Parlamento Juvenil do Mercosul). 
A estudante de Rio Paranaíba participou das oficinas do evento
Foto: Arquivo Pessoal 
Desde 2002, o Observatório da Joventude vem realizando atividades de investigação, levantamento  e disseminação de informações sobre a situação dos jovens em Minas Gerais, além de ajudar a promover o debate em torno desse universo. O programa desenvolve também ações de capacitação tanto de jovens quanto de educadores e alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFMG interessados na problemática juvenil. A atuação do OJ situa-se no contexto das políticas de ações afirmativas, orientando-se por quatro eixos centrais de preocupação que delimitam sua ação institucional: a condição juvenil nas sociedades contemporâneas; as políticas públicas e as ações sociais voltadas aos jovens; as práticas culturais e as ações coletivas da juventude na cidade e a construção de metodologias de trabalho com jovens.
O Relato de Geovana Souza
A estudante do 2º ano do Ensino Médio, esteve na capital, acompanhada da vice-diretora da escola, Cleunice Boaventura e da professora de língua portuguesa, Edlamar Resende. Geovana Souza, conversou com a nossa reportagem e registrou a experiência vivida durante o Observatório. 

O convite para a participação no seminário foi uma surpresa que me deixou muito empolgada desde o início. Para mim, é uma honra ter representado a Superintendência de Patos de Minas no quesito jovem, assim como ter tido a possibilidade de apresentar as minhas ideias para educadores e profissionais da área. 

- Continua depois da publicidade -

Todos os participantes puderam escolher uma temática para a oficina, e devido ao meu engajamento com jovens e trabalho, resolvi envolver-me na questão de juventude e projeto de futuro. Durante a oficina, tive a oportunidade de apresentar mais sobre a minha experiência no ramo acadêmico, assim como falar mais sobre o meu projeto do PJM, o Help Mi Passos, aproveitando o momento para falar mais sobre protagonismo juvenil. 

Para finalizar o seminário, aproveitei uma pauta para parabenizar a organização do evento, principalmente o Professor Juarez, o qual me inspirou bastante, e também agradeci todos os educadores ali presentes por estarem lutando por algo tão transformador, que é a educação.
Do mesmo modo, enalteci a importância dos professores, que são agentes inspiradores aos seus alunos. No mais, gostaria de dizer que a minha participação no evento foi bastante proveitosa e pretendo compartilhá-la com meus colegas, procurando usá-la como veículo de transformação.

Lélis Félix Souza
Triângulo Notícias
08/04/2017

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -