'Rio Paranaíba ainda sobe muito rápido', diz ribeirinho que acompanhava medição

Experiente na medição do rio, Varney Justino Batista, afirma que o rio já está a 12 metros acima do normal.

Compartilhe!

O Patos Notícias acompanhou ao vivo a interdição da Ponte do Arco sobre o Rio Paranaíba na manhã desta terça-feira (11/01) e conversou com o ribeirinho Varney Justino Batista, que sempre acompanha a medição do nível do rio. Ele afirma que o Rio Paranaíba ainda sobe muito rápido e acredita que vai subir bastante. Atualmente, segundo ele, o Rio Paranaíba atinge cerca de 12 metros acima do nível.

Varney retira os móveis e deixa a residência que fica ao lado da Ponte do Arco. Ele também vai retirar os animais que possui na propriedade, como galinhas, cachorros e gado. A régua de medição fica ao lado do imóvel dele e ele sempre acompanhou o nível do rio.

Segundo ele, a última medição feita mostrou 11,30 metros acima do normal. Ele calcula que atualmente esteja a 12 metros. “Eu acredito que ele vai subir muito ainda, hoje está marcando muita chuva e vem muita chuva ainda. Então ele tá subindo muito rápido, no tempo que moro aqui, que ele já subiu, ele não subiu tão rápido igual ele já subiu”, ressaltou.

Varney  faz um alerta para pessoas que acreditam que o Rio Paranaíba não enche mais. “A onde a água for, ela vai. Isso aí passa um ano, ou 10 anos, ou 20 anos, mas ela vai. E aí está a prova”, ressaltou. Ele lembra que a última grande enchente registrada foi em 2006. “E esta está superando bem mais”, enfatizou.

O ribeirinho também elogiou a atuação da administração municipal e da Defesa Civil no atendimento às famílias que necessitam do apoio do poder público neste momento devido a enchente. “O governo está prestando bastante atenção na questão dos ribeirinhos, veio aqui, disse que qualquer coisa poderia ligar para o Corpo de Bombeiros ou para a Defesa Civil. Então ele sempre está prestando serviços e caminhando no lugar que tem mais necessidade”, elogiou.

Após a entrevista, um caminhão de mudanças chegou ao local e o morador deixou a residência dele, juntamente com os animais.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.