Remédio que permite o crescimento de "novos dentes" será testado em humanos

O tratamento tem o potencial de revolucionar a odontologia, permitindo que as pessoas tenham dentes saudáveis e completos por toda a vida.

Compartilhe!

Dente - idoso - sorriso
Ime prostooleh no Freepik

Um grupo de cientistas japoneses do Instituto de Pesquisa Médica do Hospital Kitano desenvolveu um tratamento para crescimento dentário. Os testes clínicos estão programados para começar em julho de 2024, e se forem bem-sucedidos, os medicamentos terapêuticos poderão estar disponíveis até 2030.

O tratamento funciona bloqueando a expressão de um gene chamado USAG-1, que está envolvido nos limites do crescimento dentário. Os pesquisadores descobriram que um anticorpo pode bloquear com segurança parte da atividade do USAG-1 em camundongos e furões, sem levar a efeitos colaterais e gerando um crescimento dentário induzido.

Inicialmente, o tratamento tem como objetivo ajudar pessoas com anodontia, uma condição genética rara que impede que os dentes de leite e adultos cresçam de maneira normal. Os testes serão realizados primeiro em crianças com a doença, e mais adiante, com adultos.

O tratamento tem o potencial de revolucionar a odontologia, permitindo que as pessoas tenham dentes saudáveis e completos por toda a vida. Também pode abrir novas possibilidades para a reconstrução dentária em pessoas que perderam dentes por acidente ou doença.

Compartilhe!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.