
Um grupo de cientistas japoneses do Instituto de Pesquisa Médica do Hospital Kitano desenvolveu um tratamento para crescimento dentário. Os testes clínicos estão programados para começar em julho de 2024, e se forem bem-sucedidos, os medicamentos terapêuticos poderão estar disponíveis até 2030.
O tratamento funciona bloqueando a expressão de um gene chamado USAG-1, que está envolvido nos limites do crescimento dentário. Os pesquisadores descobriram que um anticorpo pode bloquear com segurança parte da atividade do USAG-1 em camundongos e furões, sem levar a efeitos colaterais e gerando um crescimento dentário induzido.
Inicialmente, o tratamento tem como objetivo ajudar pessoas com anodontia, uma condição genética rara que impede que os dentes de leite e adultos cresçam de maneira normal. Os testes serão realizados primeiro em crianças com a doença, e mais adiante, com adultos.
O tratamento tem o potencial de revolucionar a odontologia, permitindo que as pessoas tenham dentes saudáveis e completos por toda a vida. Também pode abrir novas possibilidades para a reconstrução dentária em pessoas que perderam dentes por acidente ou doença.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise