
Foto: Divulgação
Em 28 de abril, o Patos Notícias mostrou o resgate de um cão vítima de maus-tratos no bairro Alto da Serra em Patos de Minas. Um jovem de 25 anos foi preso pela Polícia Militar suspeito de abandonar o animal.
O cão foi encontrado com sinais de desnutrição, desidratação e com várias feridas pelo corpo.
Uma médica veterinária do Centro de Zoonoses resgatou o animal e o encaminhou para atendimento especializado.
Na semana passada, 23 de junho, após exatos 56 dias do resgate, a prefeitura divulgou imagens do cão. Fred aparece alegre, disposto e saudável.
Fred já foi microchipado e castrado e procura um novo lar. Quem tiver interesse em adotá-lo, pode entrar em contato pelo telefone 3822-9624.
Qual é a responsabilidade do Centro de Zoonoses?
A principal função do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) é monitorar a proliferação de doenças transmitidas por cães, gatos, roedores, morcegos e outras espécies, as chamadas zoonoses.
Ao contrário do que muitos pensam, o Centro de Zoonoses não é um abrigo para animais abandonados. Apenas são acolhidos aqueles que apresentam alguma doença infecciosa ou que sejam vítimas de maus tratos ou agressores.
A nova política de Manejo Populacional de Cães e Gatos não preconiza a construção de espaços para abrigá-los, mas sim o controle reprodutivo (castração) e o estímulo à posse responsável para gradativamente reduzir a população de rua. A microchipagem também faz parte das políticas públicas mais modernas para diminuir o abandono e, consequentemente, o número de animais vivendo em situação de rua.
Achou erro?
Clique e avise
QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!