Realizada a última Audiência Pública regional para revisão do Plano Diretor em Patos de Minas

O Distrito de Pilar e adjacências marcaram o encerramento da fase de Audiências Públicas por região/localidade, ocasião em que a população participou ativamente com sugestões de melhorias.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Divulgação

O Centro Comunitário de Pilar foi o local de realização da última Audiência Pública regional para revisão do Plano Diretor de Patos de Minas, totalizando 17 consultas públicas ao longo dos meses de junho, julho e início de agosto. Iniciada às 13h30 da última quarta-feira (1º/08), a Audiência foi direcionada às comunidades de Pilar, Boassara, São Miguel, Potreiros, Rocinha, Cabral, Santo Antônio das Minas Vermelhas e Assentamento Frei Tito.

Na ocasião, autoridades e servidores públicos da Prefeitura, Câmara Municipal e Emater recepcionaram e orientaram os moradores da região. O Secretário Municipal de Planejamento,Júlio Cezar de Castro Fonseca, deu as boas-vindas a todos; a Vereadora Maria Dalva da Mota Azevedo – Dalva Mota, como representante da Câmara Municipal, cumprimentou os presentes, ressaltando o importante papel da população na revisão do Plano Diretor; e, por fim, o Diretor de Planejamento da Prefeitura e Coordenador do Núcleo Gestor, Marcelo Rodrigues Ferreira, explicou o que é o Plano, a metodologia de trabalho e como a sociedade pode participar.

- Continua depois da publicidade -

O principal objetivo das Audiências Públicas é dar voz e vez à população. Para tanto, os moradores puderam apontar os principais pontos positivos e negativos de suas localidades, bem como sugerir alternativas para melhorar os problemas da região.

Embora a população tenha relatado que ainda existe muita coisa boa a ser celebrada em suas localidades – como a grande produção de leite e queijo; os conselhos comunitários ativos; e a união da comunidade – também expuseram muitos problemas que vêm assolando o setor rural, tais como a falta de segurança e posto policial; falta de manutenção das estradas rurais e mata-burros; desemprego e uso de drogas; precariedade nos atendimentos médicos e odontológicos; falta de assistência técnica no campo; necessidade de ampliação do cemitério, entre outros.

Além disso, como a distância geográfica até a cidade de Patos de Minas é um dos grandes dificultadores de Pilar, os moradores apontaram a necessidade urgente de asfaltamento da estrada que dá acesso à sede do Município. Ademais, com vistas a minimizar o grande êxodo rural existente e, ainda, ocupar  e profissionalizar os jovens, a comunidade sugeriu a implantação de projetos sociais, culturais e técnicos para a população local.

A próxima fase da revisão do Plano Diretor é a compilação e sistematização das informações colhidas nas Audiências Públicas regionais, as quais serão a base para a elaboração de um Projeto de Lei do Executivo Municipal, que será enviado para discussão e votação na Câmara Municipal. Após aprovado, torna-se uma Lei que direcionará o desenvolvimento do Município para os próximos dez anos.

Fonte: ASCOM Câmara Municipal de Patos de Minas

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -