Raio X da Violência mapeia pontos críticos em Patos de Minas; entenda

Governos estadual e municipal, entidades e sociedade civil vão promover ações preventivas, como a promoção da educação e da inclusão social.

Compartilhe!

Patos de Minas deu um importante passo nesta terça-feira (02/04) rumo à redução da criminalidade e violência na cidade, com o lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade. Um dos pontos-chave do plano é o mapeamento e o diagnóstico de ocorrências de violência.

Um levantamento das ocorrências criminosas ocorridas entre os anos de 2018 e 2022 revela que, dos 29.128 casos registrados, os furtos concentram 43,8%, seguidos por ameaça e lesão corporal, respondendo por 33,2%. Esses dois tipos de crime representam juntos 77% das ocorrências na cidade durante esse período. O ano de 2018 registrou o maior número de ocorrências, com 6.667 casos, seguido por 2019, 2022, 2021 e 2020, sendo este último o ano com a menor contabilização, 5.451 ocorrências.

Uma análise mais detalhada revela padrões de incidência em diferentes áreas da cidade. O estupro, por exemplo, tem sua maioria de casos nos bairros Cristo Redentor e Jardim Esperança, ocorrendo principalmente durante a madrugada. Já o roubo concentra-se principalmente no centro e nos bairros Cristo Redentor e Brasil, com a maioria dos crimes envolvendo armas de fogo, facas e agressões físicas. Os furtos, por sua vez, são mais comuns no centro e no Cristo Redentor, com lojas e residências sendo os principais alvos.

Já os homicídios somaram 193 ocorrências nestes quatros anos. A maioria de registros nos bairros Quebec, Nossa Senhora Aparecida e Cristo Redentor, ocorrendo principalmente durante a madrugada e nos finais de semana.

O tráfico de drogas, outro desafio enfrentado pela cidade, concentra a maioria dos registros nos bairros Jardim Esperança e Nossa Senhora Aparecida, com jovens do sexo masculino, entre 12 e 24 anos, sendo os principais autores.

A violência contra a mulher também é uma preocupação, com a maioria dos casos acontecendo nos bairros Jardim Quebec, Jardim Esperança e Centro, principalmente nos finais de semana e durante a madrugada.

Cerimônia de Lançamento

O programa, resultado da união entre o Estado e o município através do Selo Prevenção Minas, da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), visa desenvolver ações de prevenção para fortalecer a segurança pública nos próximos anos. O evento de lançamento contou com a presença do secretário de Segurança Pública de Minas, Rogério Greco, e do prefeito de Patos de Minas, Luís Eduardo Falcão (Novo), destacando o comprometimento das autoridades locais e estaduais com a segurança da população.

O lançamento do Plano Municipal de Segurança Pública e Prevenção à Criminalidade marca o início de uma nova fase na luta contra a criminalidade em Patos de Minas. Governos estadual e municipal, entidades e sociedade civil unem esforços para promover ações preventivas, como a promoção da educação e da inclusão social. Além disso, serão instaladas modernas câmeras de videomonitoramento em pontos estratégicos. Esses dispositivos possuem inteligência artificial capaz de reconhecer rostos e placas veiculares e cruzar os dados com o sistema informatizado das polícias.

Compartilhe!

Comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.