Crise Hídrica

Queda no nível da represa de Nova Ponte acende alerta

Milhões de peixes nativos podem morrer. Geração de energia e a economia podem ser impactados.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Represa Usina de Nova Ponte-MG
Em alguns pontos o que restou foi apenas um ‘filete de água’
Foto: Divulgação

A represa de Nova Ponte/MG está com menos de 12% da capacidade o que causa danos ao meio ambiente, sobretudo para a fauna de água doce. Além disso, ribeirinhos estão preocupados com o futuro do curso d’água. O movimento “SOS Represa de Nova Ponte” foi criado para alertar o poder público e a sociedade sobre a necessidade de medidas energéticas e rápidas para evitar o colapso.

O site sosnovaponte.org foi lançado em 4 de setembro de 2021 com objetivo de coletar assinaturas para sensibilizar as autoridades e acionar todos os órgãos de gestão hídrica. Em menos de uma semana já foram coletadas quase 600 assinaturas.

O movimento é sem fim lucrativos e busca a preservação da represa de Nova Ponte, localizada na bacia do Rio Araguari, na região do Triângulo Mineiro.

Além de fornecer água para a geração de energia nas usinas hidrelétricas, a Represa de Nova Ponte é importante para o desenvolvimento sustentável das atividades de piscicultura, de turismo e de agropecuária. A preservação é fundamental para garantir o abastecimento de água dos municípios banhados pelo Rio Araguari e afluentes. A fauna e a flora dependem diretamente da preservação deste corpo d’água.

“Precisamos estancar o esgotamento deste lago, a CEMIG informou que o nível pode baixar até o volume morto, o que é a morte anunciada de 15 milhões de tilápias em criatórios e mais milhões de peixes nativos, além da devastação econômica, social e ambiental de toda a região”, informou o SOS – Represa de Nova Ponte.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.