Quando devo investir em um teste vocacional com psicólogo?

A orientação com um profissional especializado faz a diferença

Compartilhe!

Direito, Medicina, Arquitetura, Gestão de Pessoas, Sistema da Informação, Música. São tantas as possibilidades de carreiras que é comum que o jovem pré-universitário enfrente um grande dilema na hora de escolher a profissão. Nesta hora, os testes vocacionais são fundamentais para auxiliar os estudantes em dúvida sobre qual profissão seguir.

Na internet, é comum encontrar plataformas que disponibilizam o teste vocacional gratuito que contribuem com a escolha do curso certo. Mas nada que se compare ao teste vocacional com psicólogo. A orientação de um profissional qualificado possibilita uma análise mais direcionada e individualizada e, por consequência, com resultados mais efetivos.

Como é feito o teste vocacional?

orientação vocacional é realizada por instituições e profissionais especializados no serviço. É possível realizar uma espécie de consulta com psicólogos e consultores de carreira em que são avaliadas as suas aptidões, gostos pessoais e objetivos para serem apresentadas opções de profissões que combinam com os dados coletados na entrevista. Além da área de interesse, o aluno também tem acesso as carreiras que poderia seguir dentro desse segmento.

O estudante encontra profissionais que atuam nas carreiras de seu interesse e pode conhecer o dia a dia da profissão que almeja seguir. Outro fator importante desse teste é a oportunidade de ter acesso a áreas e carreiras até então desconhecidas e que podem se enquadrar em seu perfil.

Em seguida, são apresentadas as opções de cursos, como eles funcionam, a grade curricular e as instituições de ensino que ofertam a graduação, além de analisar os custos envolvendo a formação. Também é possível analisar as diferentes formas de opção de ingresso, como Enem, vestibulares tradicionais, Prouni, Sisu, Fies e as bolsas de estudo para graduação.

Após tantas informações, vem o momento de decisão do melhor caminho a ser seguido. Importante ressaltar que os psicólogos e consultores de carreira não fazem a escolha pelo aluno. No final, a decisão é sempre sua.

Interessado em fazer um teste vocacional com psicólogo? Não deixe de conferir se os profissionais escolhidos são registrados nos conselhos de classe, como o Conselho Regional de Psicologia, no caso dos psicólogos.

Fonte: Agência Educa Mais Brasil

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.