Qual o custo de contratar uma imobiliária para alugar minha casa em BH?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A locação de um imóvel por parte de um consumidor não está totalmente condicionada ao respaldo de uma imobiliária. Ou seja, é possível viabilizar o aluguel de um imóvel através de uma simples comunicação entre as duas frentes interessadas. Todavia, o processo de locação sem a intervenção de especialistas tende a ser bem mais dificultosa, tendo em vista as vertentes cuja imobiliária é atuante e toda a burocracia que esses profissionais estão familiarizados em resolver. Fato é que, nos dias atuais, a busca por casas para alugar em BH tornou-se uma tendência, fruto da crise econômica, redução do consumo e alta no desemprego que, limitando o alcance financeiro do cidadão, impossibilitou a aquisição de uma casa própria, sobretudo para aqueles que compõe as classes C, D e E.

Diante deste cenário, a oferta de residências para locação que, décadas atrás, era bem mais limitada, expandiu-se de maneira surpreendente, dando prerrogativas ao consumidor de integrar uma oferta plural e moldando-se aos mais variados tipos de público, fato que fomentou as buscas desse mercado e contribuiu para a consolidação das locações como influente no segmento imobiliário. Tendo em vista a renda média do cidadão brasileiro que, atualmente, descarta a possibilidade de investimentos de grande magnitude – automóveis, imóveis e itens de luxo -, muitos têm recorrido ao aluguel como uma oportunidade de agregar qualidade de vida e bem-estar ao preço acessível, estimulando o ingresso de novas pessoas nessa demanda.

E, da perspectiva do locador, a realidade econômica adversa também faz-se presente, considerando que muitos dependem da renda oriunda da locação de imóveis para a subsistência, já que o desemprego assolou até mesmo aqueles que compõe as classes C, B e A. Em virtude disso, a contratação de uma imobiliária só torna-se acessível mediante um custo factível ao orçamento desses cidadãos e, neste artigo, discorreremos sobre os valores exigidos para a contratação desses especialistas imobiliários. Portanto, continue com a leitura!

O cenário imobiliário brasileiro

De acordo com um levantamento realizado pelo IBGE, a crise financeira do Brasil também afetou o setor imobiliário, motivando a queda de 74,4% para 72,6% dentre os brasileiros que residem em uma casa própria. Levando-se em conta esse diagnóstico, a incidência de consumidores que ingressaram na oferta de aluguel alavancou-se, cujo orçamento esteve mais alinhado aquilo que os imóveis para a locação demandavam.

Do ponto de vista do proprietário do imóvel, há de se desmistificar que, irremediavelmente, este conta com um grande poderio aquisitivo, uma vez que muitos desses locadores podem contar com apenas a renda desses imóveis para compor suas remunerações mensais.

A importância da imobiliária nas locações de imóveis

Dado esse panorama, a assistência de uma imobiliária torna-se fundamental para profissionalizar a oferta do imóvel e, sobretudo, aparar todas as arestas burocráticas, que dão dor de cabeça aos proprietários das mais variadas extensões do Brasil. A participação de uma imobiliária no processo de locação pode significar amplo conhecimento do mercado, segurança em meio às transações, apresentação de um contrato embasado na Lei do Inquilinato, vistorias recorrentes, comunicação entre inquilino e proprietário e, especialmente, a contenção de gastos burocráticos.

O custo que exige a contratação de profissionais imobiliários

Em contrapartida, essas empresas cobram, em média, um valor de administração mensal que varia de 8% a 10% mediante o pagamento do aluguel em BH, além da taxa de intermediação correspondente ao primeiro aluguel do imóvel. Se for colocar na balança o tempo poupado, o preenchimento de lacunas burocráticas e a identificação ágil de um inquilino para ocupar seu imóvel, esse percentual definido sobre o valor do aluguel torna-se irrisório, reafirmando o custo-benefício da assistência imobiliária que, à medida que o setor de imóveis progride, faz-se ainda mais necessária.

Gostou deste artigo sobre Qual o custo de contratar uma imobiliária para alugar minha casa? Não perca tempo e compartilhe-o em suas redes sociais!

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. A responsabilidade dos comentários é integralmente de seus autores. Comentários que são considerados como spam ou ofensivos devem ser denunciados diretamente ao Facebook. O Patos Notícias se reserva ao direito de remover postagens que violem seus termos de uso ou as leis vigentes sem prévia notificação. 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.