Qual é a dessa onda Coreana?

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
BTS (Bangtan Boys) é um grupo de pop sul-coreano que vêm escalando no ranking de popularidade mundial
Imagem: Reprodução

 

O país do Gangnam Style: O termo onda coreana surgiu nos anos 90 para denominar a crescente popularidade que o entretenimento sul-coreano começava a conquistar na Ásia. Duas décadas depois, a América Latina é notavelmente um mercado conquistado por essa cultura. Muito em função do K-pop, música pop sul-coreana, vários jovens se tornaram fãs, sem se importarem com barreiras como a distância em que o pequeno país se encontra ou o idioma, tão diferente do português.

- Continua depois da publicidade -

Hoje existem plataformas específicas para exibição de dramas orientais, os doramas. Aqueles produzidos na Coreia do Sul são os kdramas, que surpreendem pela qualidade, podendo ser descritos como híbridos de novelas latinas, séries americanas e um toque particular da cultura tradicional coreana, que surpreende o público tão acostumado com os outros modelos ocidentais.

Mas, podemos afirmar que o que realmente chama a atenção é o número massivo de fãs de K-pop no Brasil. Eles lotam shows e fazem campanha para que seus grupos favoritos sejam convidados pelas empresas de entretenimento.

K-pop: Mesmo se apresentado como um produto para um público específico, é fácil dizer que todos já ouviram ao menos um K-pop. Se você estava na internet em 2012, provavelmente se lembra do hit Gangnam Style de Psy. A incrível viralização da música contribuiu como primeiro contanto de muitas pessoas com a Coréia do Sul.

Hoje muitos grupos estão nas playlists ao lado de nomes como Justin Bieber e Ariana Grande. Grupos como Twice, EXO, Girls’ Generation, Big Bang ou Blackpink podem ser citadas como exemplo.

Letícia Ribeiro, jovem patense, admite ser viciada na cultura coreana. Descobriu esse mundo em 2013 e hoje, depois de tanto contato, já está aprendendo o idioma. “Eu sempre fui apaixonada pela cultura asiática, tanto coreana quanto japonesa, e o K-pop tem sim muito impacto na minha vida, tanto que agora é raro eu ouvir musicas ocidentais”, acrescenta.

Porém, no último mês, quem tem recebido destaque é o grupo de garotos BTS. Eles que lotaram shows em São Paulo no início deste ano, conquistou um grande marco, sendo o primeiro grupo de K-pop a conquistar uma posição na premiação americana Billboard Music Awards.

BTS e a conquista da América: As fãs do Bangtan são chamadas de Armys, e como um exército votaram durante todo o mês para os meninos conquistarem o prêmio de popularidade no domingo (21).

O grupo teve sua estréia em 2013 e a cada novo MV (music video) é notável a evolução dos sete membros. Os números impressionam nas redes sociais, tento 5,69 milhões de seguidores no twitter e seu último MV, lançado no dia 9, já possuí mais de 7 milhões de visualizações.

A expectativa após essa conquista em solo americano, quando nomes como Justin Bieber e Shawn Mendes foram deixados para trás, é que Rap Moster, Suga, Jungkook, Jin, J-Hope, V e Jimin continuem escalando no ranking de sucesso e popularidade mundial.

Ana Paula Marques

Triângulo Notícias 

19/05/2017

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -