Qual a idade certa para aprender um novo idioma?

Benefícios de estudar uma nova língua na infância são inúmeros
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Muitos pais consideram precoce o contato com as crianças com um segundo idioma. Por acreditar que elas ainda estão se familiarizando com a língua nativa, muitos preferem retardar este aprendizado mas especialistas garantem que estudar um segundo idioma ainda na infância só traz benefícios.

 

“Aprender outro idioma nesta fase, além de estimular a criatividade, o raciocínio e a fluidez na pronúncia, desenvolve as funções cognitivas das crianças, o que é extremamente positivo e pode ser aproveitado em outras disciplinas na escola e no cotidiano”, defende Maurício Veloso, professor de inglês da Prepara Cursos, instituição parceira do Educa Mais Brasil.

 

O período mais indicado para começar é na alfabetização, quando os pequenos estão se familiarizando ainda com o alfabeto. Ao contrário do que muitos pensam, a exposição precoce a uma nova língua traz inúmeros aspectos positivos. “Quando uma criança passa a aprender uma nova língua, ela desenvolve, não só a capacidade de falar outro idioma, mas também estimula as habilidades ligadas a memória”, acrescenta o professor.

 

Quem cresce dominando um segundo idioma, com certeza, ganha vantagem no ambiente de trabalho. Tido como língua universal, o inglês, por exemplo, é cada vez mais exigido. Hoje no Brasil, menos de 6% da população tem o inglês básico e, ainda sim, menos de 3% o fala com fluência.

 

Veloso aponta que pessoas que falam inglês fluentemente podem atuar buscando o desenvolvimento profissional em diversos ramos, tais como piloto de avião, comissário de bordo, tradutor, além de tirar melhor proveito dos conteúdos de entretenimento, como como séries, músicas e filmes. “Ao aprender Inglês você fica pronto para ter acesso a muito mais conteúdos e conhecimentos do que temos disponível em português e isso favorece o desenvolvimento pessoal e profissional”, diz o professor, que teve a iniciativa de criar junto com amigos o @izienglishforall um perfil no instagram para estimular o aprendizado de uma nova língua.

 

Quer matricular seu filho em um curso de idiomas? Conte com o Educa Mais Brasil para isso! O Educa Mais é o maior programa de bolsas de estudos, com instituições parceiras espalhadas por todo o país. Os descontos podem chegar a 70%. Acesse o site e se inscreva, é gratuito!

 

 

 

Larissa Mesquita – Agência Educa Mais Brasil

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS