Quais carros ficarão mais baratos após desconto do governo

A medida está em discussão no Ministério da Fazenda, que terá 15 dias para apresentar os parâmetros que serão usados na edição de um decreto e de uma medida provisória (MP).

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Renault
Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

O governo federal anunciou na última quinta-feira (25) a redução de impostos com o objetivo de diminuir o valor final de carros novos no Brasil. A medida será possível com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) para a indústria automotiva.

Os descontos que incidirão sobre o valor dos veículos irão de 1,5% a 10,96%, de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país. A medida vale para carros de até R$ 120 mil.

Contudo, ainda não há definição de qual será o nível de redução das alíquotas e como o governo compensará o benefício. A medida está em discussão no Ministério da Fazenda, que terá 15 dias para apresentar os parâmetros que serão usados na edição de um decreto (para reduzir o IPI) e de uma medida provisória (MP) (para reduzir PIS/Confins) que será encaminhada para aprovação do Congresso Nacional.

As informações foram dadas pelo vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, após reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com representantes de entidades de trabalhadores e fabricantes do setor automotivo, no Palácio do Planalto, em Brasília.

CARROS QUE PODERÃO FICAR MAIS BARATOS

Fiat
Mobi Like 1.0 Flex 4P 2023: R$ 68.990
Mobi Trekking 1.0 Flex 4P 2023: R$ 72.290
Argo 1.0 Flex 4P 2023: R$ 79.790
Argo Drive 1.0 Flex 4P 2023: R$ 83.190
Argo Trekking 1.3 Flex 4P 2023: R$ 91.990
Argo Drive 1.3 Automático Flex 4P 2023: R$ 92.990
Argo Trekking 1.3 Automático Flex 4P 2023: R$ 97.990
Cronos 1.0 Flex 4P 2023: R$ 84.790
Cronos Drive 1.0 Flex 4P 2023: R$ 88.890
Cronos Drive 1.3 Flex 4P 2023: R$ 95.990
Cronos Drive 1.3 AT Flex 4P 2023: R$ 97.990
Cronos Precision 1.3 AT Flex 4P 2023: R$ 109.890
Pulse Drive 1.3 MT Flex 4P 2023: R$ 100.990
Pulse Drive 1.3 AT Flex 4P 2023: R$ 107.990
Pulse Audace Turbo 200 Flex AT 4P 2023: R$ 119.990
Strada Endurance Cabine Plus 1.4 EVO Flex 2023: R$ 99.990
Strada Freedom Cabine Plus 1.3 8V Flex 2023: R$ 105.990
Strada Freedom Cabine Dupla 1.3 8V Flex 2023: R$ 111.990
Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 8V Flex 2023: R$ 112.990
Strada Volcano Cabine Dupla 1.3 8V AT Flex 2023: R$ 118.990
Fiorino Endurance 1.4 Flex MY’24: R$ 111.990

Peugeot
New 208 Like 1.0 MT 2023: R$ 90.190
New 208 Style 1.0 MT 2023: R$ 99.990
New 208 Active 1.6 AT 2023: R$ 108.990
New 208 Allure 1.6 AT 2023: R$ 112.990
New 208 Roadtrip 1.6 AT 2023: R$ 114.990
2008 Allure 1.6 AT 2023: R$ 107.990
2008 Style 1.6 AT 2023: R$ 113.990
2008 Roadtrip 1.6 AT 2023: R$ 114.490
Partner Rapid 2023: R$110.990

Citroen
C3 Live 1.0 MT: R$ 72.990
C3 Live Pack 1.0 MT: R$ 80.990
C3 Feel 1.0 MT: R$ 83.990
C3 Feel 1.6 MT: R$ 91.990
C3 Feel Pack 1.6 AT: R$ 97.790
C3 First Edition Edition 1.0 MT: R$ 88.990
C3 First Edition Edition 1.6 AT: R$ 102.490
C4 Cactus 1.6 Live AT: R$ 108.990

Nissan
Novo Versa Sense CVT: R$ 101.190
Novo Versa Advance CVT: R$ 110.490
Kicks 1.6 Active CVT: R$ 112.990
Kicks 1.6 Active CVT com multimídia: R$ 114.990

Hyundai
HB20 2023/2024 1.0 12V Flex Sense MT5 blueAudio: R$ 82.290
HB20 2023/2024 1.0 12V Flex Comfort MT5 blueMedia: R$ 85.590
HB20 2023/2024 1.0 12V Flex Limited MT5 blueMedia: R$ 90.690
HB20 2023/2024 1.0 TGDI 12V Flex Comfort MT6 blueMedia: R$ 98.990
HB20 2023/2024 1.0 TGDI 12V Flex Comfort AT6 blueMedia: R$ 104.590
HB20 2023/2024 1.0 TGDI 12V Flex Platinum AT6 blueMedia: R$ 110.590
HB20 2023/2024 1.0 TGDI 12V Flex Platinum Plus AT6 blueMedia: R$ 119.590
HB20S 2023/2024 1.0 12V Flex Comfort MT5 blueMedia: R$ 91.890
HB20S 2023/2024 1.0 12V Flex Limited MT5 blueMedia: R$ 97.090
HB20S 2023/2024 1.0 TGDI 12V Flex Comfort AT6 blueMedia: R$ 110.890
HB20S 2023/2024 1.0 TGDI 12V Flex Platinum AT6 blueMedia: R$ 117.390
Creta 2023/2024 1.6 16V Flex Action AT6 blueAudio: R$ 116.590

Honda
New City Sedan EX CVT pintura sólida: R$ 118.700
**Toyota**
Yaris XL Hatch: R$ 97.990
Yaris XL Sedã: R$ 97.990

Renault
Kwid 2023/2024 Zen 1.0: R$ 68.990
Kwid 2023/2024 Intense 1.0: R$ 71.590
Kwid 2023/2024 Outsider 1.0: R$ 74.990
Stepway 2023/2024 Zen 1.0: R$ 79.990
Stepway 2023/2024 Zen 1.6: R$ 101.890
Stepway 2023/2024 Iconic CVT 1.6: R$ 113.340
Duster 2023/2024 Intense 1.6 MT: R$ 112.590

Volkswagen
Novo Polo Track 1.0 MPI: R$ 82.290
Novo Polo 1.0 MPI: R$ 86.390
Novo Polo TSI: R$ 95.990
Novo Polo Confortline TSI: R$ 106.290
Novo Polo Highline TSI: R$ 113.290
Virtus TSI: R$ 104.390 Virtus
TSI AT: R$ 115.390
Saveiro Cabine Simples Robust: R$ 94.490
Saveiro Cabine Simples Trendline: R$ 99.380
Saveiro Cabine Dupla Robust: R$ 108.780
T-Cross Sense: R$ 116.550

Chevrolet
Onix 2023: R$ 84.390
Onix Plus 2023: R$ 96.390
Spin: R$ 103.990

Montana: R$ 118.690

Critérios

Alckmin explicou que haverá uma metodologia para aplicação dos descontos, que levarão em conta três critérios. O primeiro é a questão social, do preço do carro. “Hoje o carro mais barato é quase R$ 70 mil. Então, queremos reduzir esse valor”, disse. “O carro, quanto menor, mais acessível, maior será o desconto do IPI e PIS/Cofins. Então, o primeiro item é social, é você atender mais essa população que está precisando mais.”

O segundo critério é a eficiência energética, “é quem polui menos”. “Então, você premia e estimula a eficiência energética, carros que poluem menos, com menor emissão de CO2 [gás carbônico, gases de efeito estufa]”, disse.

Para Márcio de Lima Leite, da Anfavea, de modo geral, com a renovação da frota, já haverá ganhos ambientais para o país, uma vez que um veículo usado pode emitir 23 vezes mais gases de efeito estufa que um carro novo.

E, por fim, o critério da densidade industrial. “O mundo inteiro, hoje, procura fortalecer a sua indústria. Então, se eu tenho uma indústria [em] que 50% do carro é de peças [fabricadas no Brasil] e feito no Brasil e o outro é 90%, isso vai ser levado em consideração”, explicou Alckmin.

Segundo o vice-presidente, o Brasil vem sofrendo um processo de desindustrialização e, por isso, o poder público deve fazer um esforço de recuperação para aumentar a competitividade e reduzir o Custo Brasil. “É o que chamamos de neoindustrialização”, disse.

Custo Brasil é um termo que descreve o conjunto de dificuldades estruturais, burocráticas e econômicas que encarecem e comprometem novos investimentos pelas empresas e pioram o ambiente de negócios no país. Ou seja, é a despesa adicional que as empresas brasileira têm de desembolsar para produzir no Brasil, em comparação com os países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Em estudo realizado pelo governo federal em parceria com o Movimento Brasil Competitivo, em 2019, o Custo Brasil foi estimado em R$ 1,5 trilhão, ou 22% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de todos os bens e serviços produzidos no país).

Entre outras medidas, o governo aposta na reforma tributária, em discussão no Congresso Nacional, para redução desse custo.

Crise na indústria

De acordo com Márcio de Lima Leite, o setor automotivo trabalha hoje com 50% da sua capacidade instalada “É um dos menores números e um dos piores meses da indústria automotiva, mercado que representa 20% do PIB industrial.

A produção de veículos aumentou 8% no primeiro trimestre do ano em comparação com o mesmo período de 2022. Segundo balanço divulgado em abril pela Anfavea, foram fabricadas 496,1 mil unidades nos primeiros três meses deste ano.

Apesar de o número representar alta em relação ao ano passado, na ocasião, Leite lembrou que o primeiro trimestre de 2022 foi o pior resultado da indústria automobilística desde 2004. “Nós estamos repetindo em 2023 o pior trimestre desde 2004”, disse, ao comparar os dados da produção em 2022 e em 2023.

Hoje, o presidente da Anfavea destacou que, neste ano, houve 14 momentos de paralisação de fábricas, em razão da falta de semicondutores (insumo importante para o setor) e do problema de oferta que ainda vem da crise provocada pela pandemia de covid-19.

“Nesse momento, as montadoras têm reafirmado a crença no Brasil, e nós estamos investindo R$ 50 bilhões, um dos maiores ciclos de investimento da indústria automotiva. Nós acreditamos na competitividade e estamos fazendo um trabalho, junto com o governo, para retomada, para que o mercado tenha um aquecimento”, disse, em conversa com jornalistas, após a reunião no Palácio do Planalto, citando ainda a retomada da oferta de empregos no setor.

Crédito para exportação

Outra medida que deve beneficiar o setor automotivo foi anunciada hoje pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. O banco abrirá uma linha de crédito de R$ 2 bilhões só para produtos de exportação, financiados em dólar.

Mais R$ 2 bilhões estarão disponíveis para que empresas exportadoras realizem investimentos na modernização da sua linha de produção.

“Isso é uma medida extremamente urgente, relevante e que o setor tem visto com bons olhos”, disse o presidente da Anfavea.

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