Projetos da Lei Incentivo levam esporte a 300 jovens na RMBH

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram

Com recursos provindos da isenção fiscal via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte – mecanismo da Secretaria de Estado de Esportes –, dois importantes projetos esportivos, realizados nas cidades de São José da Lapa e Contagem, no Território Metropolitano, entram em seu segundo ano de execução com bons resultados de inclusão socioesportiva.

Realizados pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, o Geração Esporte e o Xis Game, apoiados pela Empresa Industrial de Mineração Calcária LTDA (EIMCAL) e pela Telemar Norte Leste S/A, respectivamente, colheram resultados satisfatórios desde o início e agora têm pela frente mais 12 meses de atividades.

Em 2016, o Geração Esporte levou conhecimento e prática de modalidades esportivas para crianças e jovens do município de São José da Lapa. As aulas eram ministradas em quatro escolas públicas no contraturno escolar, com turmas no período da manhã e da tarde.

Segundo Marcelo Jaques, coordenador do projeto, o Geração Esporte auxiliou bastante no dia-a-dia dos estudantes. “Os jovens de São José da Lapa ainda carecem muito de um contato com o esporte e, com a ajuda do programa, eles tiveram uma grande oportunidade de ter uma vivência esportiva na rotina escolar deles, uma coisa que não tinham antes”, diz.

Jaques ainda relata que, quando o projeto começou a ser executado, o objetivo era fazer um trabalho de base com as crianças e adolescentes inscritos, levando a eles a prática de diferentes modalidades.

Já no segundo ano do Geração Esporte, a meta é continuar com as turmas de iniciação e criar turmas de especialização esportiva, formadas por estudantes que se destacaram em alguma das modalidades oferecidas no primeiro ano da iniciativa. A expectativa é de que, ao todo, 180 alunos de 7 a 17 anos participem das atividades de basquete, futsal, handebol e vôlei.

“Nosso intuito agora é apresentar uma formação a estes jovens, para que seja possível fazer do esporte uma carreira de atleta de basquetebol, de handebol, voleibol ou até mesmo, o futsal”, diz o coordenador. Ele acrescenta que, graças ao projeto, alguns alunos chegaram a fazer testes no Minas Tênis Clube.

Para participar do Geração Esporte é necessário que o aluno compareça, acompanhado dos pais, a uma das escolas participantes em São José da Lapa – E.M. Filhinha Gama, E.M. Odete Rodrigues, E.M. Terezinha de Jesus e E.E. Beatriz Maria de Jesus – e preencha o formulário de inscrição.

As aulas acontecem entre segunda e sexta-feira, nos períodos da tarde e noite e têm duração de duas horas. Apesar de o projeto já ter iniciado as aulas, as inscrições continuam abertas até o fim da disponibilidade de vagas.

Esporte radical

Também executado pela Associação de Cultura, Esporte e Lazer Movimenta Brasil, o projeto Xis Games desenvolve oficinas de skate voltadas para jovens da cidade de Contagem, também no contraturno escolar. Assim como o Geração Esporte, o programa está no seu segundo ano e possibilita aos alunos terem um maior contato com os fundamentos da modalidade que agora faz parte dos Jogos Olímpicos.

“Aqui as crianças têm a oportunidade de aprender mais sobre o skate e também de experimentar o esporte com profissionais da área”, conta Marcelo Jaques, sobre a iniciativa que contempla 120 jovens de 7 a 17 anos.

As aulas têm duração de 1h30 e acontecem no Parque dos Mangabeiras e no Parque das Amendoeiras, locais reconhecidos pelos skatistas por suas pistas e disputas de campeonatos. Além das aulas, nos parques também são ministradas, aos sábados, oficinas de experimentação para que o aluno interessado possa ter uma noção de como o Xis Games atua.

O projeto, cuja dimensão é social, tem como objetivo oferecer momentos de lazer e aprendizado para os estudantes inscritos. Além disso, o Xis Games fornece o material didático possibilitando aos jovens a oportunidade participar de campeonatos que dão a eles visibilidade para, assim, construírem uma carreira como skatista.

Como o Geração Esporte, o Xis Games já iniciou seus trabalhos, mas as inscrições continuam abertas. Para participar, o estudante precisa, junto aos pais, preencher o formulário de inscrição em um dos parques participantes. As aulas acontecem às terças e quintas no Parque das Mangabeiras, nos períodos da manhã e tarde, e às quartas e sextas no Parque das Amendoeiras, com turmas no começo da tarde até a noite.

Mais informações sobre as duas iniciativas podem ser obtidas pelo e-mail contato@movimentabrasil.org ou pelo telefone (31) 3567-6552.

O Minas Esportiva Incentivo ao Esporte

Por meio do programa de fomento à prática esportiva, 0,05% da receita líquida anual do ICMS que coube ao Governo de Minas Gerais podem ser direcionados pelas empresas contribuintes para apoiar atividades esportivas ou paradesportivas.

Desde 2013, quando a Lei Nº 20.824 que regulamenta a ação foi sancionada, foram aprovados 488 projetos que proporcionaram benefícios tanto para a população atendida quanto para as empresas apoiadoras.

Desse total 142 projetos já foram executados ou estão em execução com recursos captados que ultrapassam os R$ 40 milhões. Já são mais de 76 mil beneficiários entre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos, de 56 municípios mineiros.

Saiba mais em: incentivo.esportes.mg.gov.br.


Problemas em visualizar essa matéria? Clique aqui e confira a íntegra.


Fonte: AGÊNCIA MINAS

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente do respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Achou um comentário ofensivo? Clique em "denunciar".

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.