Projeto Viva Patos é apresentado aos conselheiros ambientais do Codema

Durante a reunião foi cobrada a reativação do Viveirinho do Mocambo.

Compartilhe!

Os membros do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente de Patos de Minas, se reuniram ordinariamente de forma presencial, no dia 14 de setembro, de 8h30min às 11h30min, no Plenário da Câmara Municipal, para declinarem sobre ações e projetos, além dos diversos pontos previstos na pauta ambiental.
Na 9ª reunião ordinária do Codema estiveram presentes assuntos sobre projeto de adoção do Parque Municipal do Mocambo e ação de limpeza do espelho d’água do Parque João Luiz Redondo (Lagoinha). Na pauta também foram deliberadas aprovações de diretrizes ambientais para loteamento no bairro Cerrado em projeto do Processo Administrativo nº 6374/2022. A Diretoria de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal ficou de enviar aos conselheiros o Projeto em 3D, com as ideias de intervenções de melhoria do Parque do Mocambo.
Na ocasião, foi apresentado e feito um balanço pelo Secretário Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Lucas Mendes, sobre o Programa Viva Patos que prevê a adoção de áreas verdes, equipamentos comunitários e parques municipais, por pessoas físicas e jurídicas. Foram exibidas as imagens dos benefícios que o programa pretende atingir, como: participação efetiva na preservação do patrimônio ambiental e cultural da cidade; embelezamento das áreas verdes da cidade; reconhecimento da comunidade pelo benefício prestado à sociedade; e a promoção de atividades esportivas, educacionais e de lazer.
Segundo o secretário Lucas Mendes, no momento, já foram adotados 28 espaços maiores em diversos pontos de Patos de Minas, por empresas, agências bancárias e universidades. E, existem outros espaços em processos de adoção e negociação com empresas e instituições, como é o caso da praça da nascente urbana, conhecida popularmente como “Biquinha do Caramuru” e as áreas de nascentes do bairro Lagoinha.
A reunião do Codema também contou com a presença do diretor geral da Associação Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), Nickolas Gontijo e do gestor nacional de negócios corporativos – Linha Ambiental da empresa Tecnotri (Novas possibilidades em plástico), Fred Leite que apresentaram aos presentes o projeto de reuso de águas pluviais.
Foi repassado aos conselheiros que as cisternas Tecnotri são reservatórios usados para a captação e armazenamento de água das chuvas. Além de serem ótimas alternativas para a diminuição do consumo de água no planeta, também trazem economia a quem utiliza esta tecnologia. De maneira prática e segura, as cisternas verticais modulares são feitas para o uso doméstico da água, como regar plantas, lavar carros, limpar áreas externas e fazer a descarga sanitária. Segundo os gestores da empresa, “O valor da conta de água pode baixar entre 30 a 50% em pouco prazo”.
Durante a reunião, houve uma visita surpresa de alunos do Sistema Sesc, que estavam acompanhadas de vereadores e professores para conhecer  as dependências da Câmara Municipal e se informarem um pouco das funções legislativas e na oportunidade, as atribuições ambientais do Codema Patos. Os estudantes ficaram encantados com o projeto de revitalização e melhorias do Parque do Mocambo.
Alguns membros do Codema se manifestaram sobre as ações e projetos apresentados pelo Município, com recomendações e questionamentos. Foi feita a sugestão do reaproveitamento do antigo poço artesiano situado na antiga sede do Corpo de Bombeiros para contribuir no abastecimento da Lagoa Grande, pois o local fica bem próximo do Parque. Houve também cobranças no sentido da reativação do Viveirinho do Mocambo, que funcionou até a pouco tempo como posto de distribuição de mudas para a facilitação do acesso de pessoas interessadas em plantar árvores em suas calçadas e quintais.
Foi apresentado pela Diretoria de Meio Ambiente o balanço do Banco de Mudas estocadas em viveiros particulares de Patos de Minas, como fiel depositário de medidas compensatórias de loteamentos, e do convênio com o IEF, que o Codema e o Município têm o direito para a distribuição aos contribuintes e para a ampliação do programa de arborização urbana e espaços de áreas verdes em Patos de Minas.
A direção executiva do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, informou ainda sobre a lista de sugestões que foram acatadas e encaminhadas à comissão responsável pela elaboração da planilha da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), para ser analisadas e contempladas no Orçamento de 2023. Na ocasião, a Diretoria de Meio Ambiente informou sobre os últimos avanços ambientais no Município, a exemplo da ampliação do quadro de fiscais de meio ambiente, prevista ainda para este ano e os projetos de melhoria da Lagoinha e Lagoa Grande.
Participaram da reunião ordinária de setembro do Codema, os conselheiros representantes das seguintes entidades: Cima, Emater, Fiemg, IEF, ODS, Defesa Civil, Diretoria de Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, União Sindical, SOS Rio Paranaíba, e, ainda dos órgãos convidados, Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), Câmara de Vereadores e Prefeitura Municipal de Patos de Minas.
 As próximas reuniões do Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente (Codema Patos), ficaram marcadas para os dias 19 de outubro e 9 de novembro de 2022, respectivamente, no mesmo local e horário.

Compartilhe!

Comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.