Programa “Pequeno Patense” irá cuidar da saúde das gestantes e dos bebês

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foi lançado, na tarde desta quinta-feira (25), o Programa “Pequeno Patense”, instituído pelo decreto nº 4.537 de 24 de outubro de 2018. Apresentado pela Secretária Municipal de Saúde, Denise Fonseca, o programa é um compromisso do Prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves, que destacou a importância de cuidar da saúde de mamães e bebês com as consultas de pré-natal, informações pertinentes à gestação, parto, amamentação e ainda conceder um kit de enxoval para recém-nascidos. As mãe também receberão uma cartinha para que possam retirar uma muda de árvore e plantar em nome de seu bebê dentro do projeto Plantando Vida, que resgata uma lei municipal de 2007.

- Continua depois da publicidade -

O primeiro curso do Programa Pequeno Patense já foi marcado e será realizado na próxima semana, nos dias 30 e 31 de outubro. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com o Centro de Referência da Mulher (CRM) e a Sociedade Espírita Recanto da Paz (Serpaz), pretende levar informações, através de equipe multiprofissional, às futuras mamães e seus familiares sobre a importância do pré-natal; informar sobre os tipos de partos e os cuidados no puerpério e amamentação; os cuidados com o recém-nascido, entre outros. O encontro é destinado às gestantes, pais dos bebês ou familiares, pertencentes às Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Distrito Leste: Jardim Esperança, Alto Colina, CIAS (Abner Afonso, Vila Garcia e Bela Vista), Nova Floresta e Novo Horizonte. Gestante de outras partes da cidade, que tiverem interesse ou no fim da gestação, também poderão participar do encontro. A abertura será realizada no dia 30 de outubro às 18h30. O curso será realizado nos dias 30 e 31 de outubro no período das 18h30 às 20h30, na Associação do bairro Nova Floresta, ao lado da UBS do Bairro na Praça Leão Tolentino de Castro, 147.

De acordo com a Coordenadora do Programa, Roane Caetano de Faria, as gestante em vulnerabilidade social que participarem do curso receberão um kit de enxoval que composto por cobertor, manta, vira-manta, roupas, sapatinhos, fraldas e outros itens para bebês. A proposta é que o encontro seja realizado a cada 3 meses. “Muitas das vezes encontramos mães com muitas dúvidas e sem saber o que fazer, bastante apreensivas e é nosso dever, enquanto profissionais da saúde, orientá-las e direcioná-las para o melhor caminho a fim de tornar a gestação mais fácil. Acreditamos que esse suporte ajude na redução da mortalidade materna, fetal e neonatal, deixando as mães mais preparadas nesse momento tão importante”, destacou Roane Caetano.

Campanha Solidária Pequeno Patense

A senhora Vilda de Fátima Xavier Borges, acompanhada da netinha Ana Clara Borges Ribeiro e do filho Dênis Luis Xavier Borges, entregaram à dirigente do SerPaz doações de roupinhas de bebê. Com muito capricho, eles separaram dezenas de sapatinhos, calças, macacões, flanelas, blusinhas que foram usadas pela Ana Clara de 1 ano e 4 meses e que não servem mais para ela. O gesto emocionou os presentes e incentivou mais doações para a montagem dos kits. Quem quiser doar roupas, sapatos, cobertores, mantas e outros itens de bebês para montagem dos kits poderá procurar o posto de saúde mais próximo de sua casa ou o SerPaz, no bairro Califórnia, para fazer sua doação. “Essas doações nos ajudarão a montar os kits que entregaremos às gestantes em vulnerabilidade social e que participarem do curso”, ressaltou o prefeito. Duas futuras mamães receberam seus kits. Mais informações sobre o programa e a campanha podem ser obtidas pelo telefone: 3822-9639.

Fonte: Prefeitura de Patos de Minas

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -