‘Programa Patos mais Verde’ buscará parcerias para manter a cidade limpa e bonita

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

[et_pb_section bb_built=”1″ admin_label=”section”][et_pb_row admin_label=”row”][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text admin_label=”Texto” background_layout=”light” text_orientation=”left” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid”]

Foto: Divulgação (Prefeitura de Patos de Minas)

A Prefeitura de Patos de Minas realizou, na última quinta-feira (22), o lançamento do programa Patos mais Verde que incentiva a adoção de áreas verdes (praças, canteiros centrais e parques) e de praças esportivas. Para marcar o lançamento, foi realizada a assinatura de diversos Termos de Adoção, durante solenidade.

- Continua depois da publicidade -

O projeto busca estabelecer parceria público-privada com a sociedade civil, a fim de que se possa cuidar de praças, canteiros centrais e parques, além de praças com equipamentos sociais para esporte, as chamadas praças esportivas. O objetivo é de deixar a cidade ainda mais bonita, contando com a ajuda de voluntários.

Na solenidade de assinatura dos Termos de Adoção, estavam presentes adotantes de áreas verdes; representantes de ONGs, como a ODS e a Força Tarefa do Mocambo; o presidente do Codema e diretor de Meio Ambiente, César Caixeta; o vice-presidente da OAB, Rafael Normandia; o ex-prefeito Elmiro Nascimento, que em seu governo incentivava a adoção de praças; o assessor especial de Desenvolvimento Social e coordenador do Programa de Adoção de Áreas Verdes, André Franco; o vice-prefeito, Paulo Mota; os secretários municipais de Governo, Edno Brito; de Obras Públicas, Rogério Vieira; o procurador-geral do Município, Jadir Souto e o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves.

O prefeito destacou a importância destas adoções, que ajudam o município a deixar a cidade ainda mais bonita. “A boa vontade de todos vocês, impacta nos serviços prestados pela prefeitura, já que com essa parceria podemos deixar a cidade mais verde e mais agradável, limpando áreas que às vezes estão abandonadas”, ressaltou. Ele agradeceu a parceria de todos e enfatizou que a prefeitura fará plantios de árvores e arbustos em áreas verdes com o intuito de deixar a Patos de Minas mais verde, aos moldes do Plantio Global, ocorrido em março deste ano.

O ex-prefeito Elmiro Nascimento ressaltou a importância da retomada do projeto, incentivado por ele, uma vez que a pessoa que adota uma área verde, colabora com a cidade, numa postura cidadã e ambientalmente correta. A contrapartida, para empresários é a colocação de uma placa com o nome da empresa. “Tenho certeza que muitas empresas acabam tendo um impacto positivo inclusive nos negócios, além de deixar os arredores de sua sede mais bonito”, ressaltou o ex-prefeito.

O diretor de Meio Ambiente, César Caixeta, colocou a diretoria e seus profissionais à disposição dos adotantes, além de mudas de árvores para plantio, devido convênio entre a Prefeitura de Patos de Minas e o IEF. “No Parque está localizado um ponto de distribuição dessas mudas que são espécies adequadas para arborização urbana. O horário de entrega das mudas é de 12h30 às 17h30. Também são fornecidas instruções para o plantio adequado das mudas. Existem diversas recomendações como as áreas em que passam córregos canalizados, como na avenida Padre Almir, que as raízes de certas árvores podem acabar prejudicando a canalização”, explicou César.

O coordenador do Programa Patos mais Verde destacou a boa vontade de todos, inclusive das pessoas que cuidam de áreas verdes como praças, canteiros centrais, rotatórias de avenidas, entre outras, e ainda não formalizaram a adoção. “Existem várias leis municipais que amparam as adoções. É importante que todos que já fazem esse trabalho nos procurem para formalizar a adoção e evitar qualquer tipo de problema e questionamento, inclusive de vizinhos e usuários das praças. Para tanto, solicitamos que os interessados nos procure”, ressaltou André Franco. O telefone para contato é o 3822-9130.

Foram formalizadas as adoções dos seguintes locais:

– Praça do bairro Nossa Senhora de Fátima, que conta com o campo de Futebol “Terreirão”;
– Canteiro central da Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, próximo ao número 764, no bairro Sobradinho;
– Canteiro central da Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, próximo ao número 80, no bairro Sobradinho;
– Praça localizada no final da rua Toizinho Amâncio no entroncamento com a rua Ana de Oliveira;
– Praça na rua Farnese Maciel, no entroncamento da Avenida Fátima Porto e Avenida Parque;
– Parte do canteiro central da Avenida Carlos Nogueira, em frente ao número 175, no bairro Copacabana;
– Canteiro central da Avenida Padre Almir Neves de Medeiros, em frente ao número 41 no bairro Sobradinho;
– Quadra poliesportiva no Bairro São José Operário, entre as ruas Juvêncio Cirino e Rio Grande do Sul;
– Canteiro central da Avenida Padre Almir, próximo ao número 260, no bairro Sobradinho;
– Rotatória localizada no bairro Novo Horizonte III, entre a Avenida das Paineiras e Avenida Fátima Porto;
– Praça situada na Alameda Nair Amâncio com a rua Cristino Vida no bairro Jardim Centro;
– Praça Vovó Neném, localizada na rua Maestro Randolfo s/nº no bairro Centro.

Mata do Catingueiro

A Organização de Desenvolvimento Sustentável, ONG ODS manifestou interesse em adotar o Parque Municipal Mata do Catingueiro. A entidade já protocolou o pedido junto à prefeitura. A ideia, de acordo com seus membros, é ajudar a manter a mata preservada, já que é um dos últimos remanescente de mata virgem do cerrado na região. “O objetivo é cuidar do local, transformando-o em um parque que possa ser visitado e valorizado pela sociedade patense, já que vemos, ano após ano, sua degradação com queimadas e invasões”, ressaltou Dionísio Alberto, membro da ODS.

[/et_pb_text][et_pb_gallery admin_label=”Galeria” show_title_and_caption=”on” show_pagination=”on” gallery_ids=”10101,10102,10104,10105,10106,10107,10108,10109,10110,10111,10112,10113,10114,10115,10116,10117,10118,10100,10119,10120,10121,10122,10123,10124,10125,10126,10127,10128,10129,10130,10131,10132,10133,10134,10135,10136″ fullwidth=”on” orientation=”landscape” hover_overlay_color=”rgba(255,255,255,0.9)” hover_icon=”%%40%%” background_layout=”light” use_border_color=”off” border_color=”#ffffff” border_style=”solid” auto=”off” /][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -