Professores que contribuem para o INSS têm direito ao auxílio-acidente

Compartilhe!

 

Professores fazem parte de uma categoria profissional com expressivo histórico de adoecimento em razão das condições de trabalho. 

Por isso, é importante tratar do direito que possuem de ser indenizados pela perda parcial da capacidade para o exercício de suas atividades através do Auxílio-Acidente, benefício pago pelo INSS.

O que é o auxílio-acidente?

O auxílio-acidente tem por objetivo indenizar e compensar a perda parcial da capacidade para as atividades profissionais normalmente exercidas, causada por uma doença ocupacional ou por um acidente. Não substitui a renda pelo trabalho.   

A perda parcial da capacidade para o trabalho nem sempre é evidente. Pode significar simplesmente a exigência de um esforço maior para realizar as tarefas feitas antes, mas também pode exigir a readaptação do trabalhador para uma nova atividade. Nos dois casos o auxílio-acidente é devido.

O professor que recebe auxílio-acidente pode continuar trabalhando?

Sim, como o auxílio-acidente é de natureza indenizatória e compensatória, e tem como requisito a redução da capacidade para o trabalho, o profissional pode permanecer trabalhando, às vezes na mesma função. 

Qual o valor do auxílio-acidente para o professor?

O valor do auxílio-acidente corresponde a 50% do salário de benefício. E como chegar ao salário de benefício é o que eu vou te explicar agora.  

Para fazer esse cálculo é preciso somar todas as remunerações de 07/1994 até a data da consolidação das sequelas, e fazer uma média aritmética. Sobre esta média, que é o salário de benefício, aplica-se o percentual de 50% para achar o valor do auxílio-acidente.

Quando começa o pagamento do auxílio-acidente?

Normalmente o pagamento do auxílio-acidente inicia na data em que cessou o benefício por incapacidade temporária, mais conhecido como auxílio-doença.

Isso porque, na maioria das vezes, o professor ficou afastado do trabalho em razão da doença ocupacional ou de acidente, e melhorando e recuperando a condição de retorno às atividades, é feita uma nova perícia para constatar ou não uma redução de capacidade para o trabalho.

Sendo constatada a perda parcial da capacidade em razão dessa doença ocupacional ou mesmo de um acidente, o professor pode voltar ao desempenho de suas funções e ao mesmo tempo, receber o auxílio-acidente.

Só professores têm direito a auxílio-acidente?

Não, todos os empregados rurais ou urbanos, empregados domésticos, trabalhadores avulsos e os segurados especiais têm direito ao benefício por incapacidade temporária, caso sofram um acidente ou uma doença ocupacional e tenham a capacidade para o trabalho reduzida.

Já os contribuintes individuais e contribuintes facultativos não têm direito ao auxílio-acidente. 

Os primeiros são os profissionais liberais, trabalhadores autônomos e microempreendedores individuais. Os facultativos são aqueles que, embora não tenham renda advinda do trabalho, fazem recolhimento ao INSS para se manterem como segurados.

Quais são os requisitos para o professor ter direito ao auxílio-acidente?

Primeiramente, é preciso que o professor tenha a qualidade de segurado, ou seja, precisa estar recolhendo contribuição previdenciária ao INSS quando ocorrer o acidente ou quando for constatada a redução da capacidade para o trabalho.

O outro requisito é a redução da capacidade para o trabalho que necessariamente deve ter sido causada pelo acidente ou pela doença ocupacional.

O que pode ser considerado doença ocupacional para os professores?

Não há uma lista taxativa de doenças ocupacionais do professor. Isso porque a doença ocupacional pode ser aquela que é desencadeada pelo trabalho ou pelas condições em que ele é realizado e também aquela doença que, embora não seja inicialmente ocupacional, foi agravada pelo trabalho ou pelas condições em que ele é exercido.

É possível listar algumas doenças ocupacionais bem comuns aos professores, como problemas nas cordas vocais (nódulos ou pólipos), traumatismos causados por LER/DORT e até doenças degenerativas da coluna, ombro, braços e punhos. Há muitos professores que apresentaram problemas psiquiátricos como ansiedade, depressão e Burnout.

Até quando o Auxílio-acidente é pago?

Até 10 de dezembro de 1997 o auxílio-acidente podia ser pago de forma cumulativa com a aposentadoria. No entanto, a partir desta data, com a entrada em vigor da lei 9.528/97, o auxílio-acidente passou a ser pago somente até um dia antes da aposentadoria.

Se você recebe o auxílio-acidente em decorrência de uma sequela ou de uma redução de capacidade constatada até essa data é possível receber o auxílio-acidente e a aposentadoria. Do contrário, ao se aposentar você deixa de receber o auxílio-acidente.

Recomendamos sempre ao professor que busque saber dos seus direitos previdenciários e que conte com o auxílio de um especialista para receber as orientações necessárias.

Esse texto é uma produção independente e não representa a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade é integral do titular da coluna.

Compartilhe!

BIOGRAFIA

Priscila Arraes Reino

Priscila Arraes Reino

Priscila Arraes Reino, advogada especialista em direito previdenciário e direito trabalhista, primeira secretária da Comissão da Advocacia Trabalhista da OAB/MS. Palestrante e sócia do escritório Arraes e Centeno Advocacia.  

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

LEIA TAMBÉM!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.