
A pandemia da COVID-19 causou uma grande queda na procura por viagens turísticas em Patos de Minas. Em dezembro, se comparado ao mesmo período de 2019, a queda foi de cerca de 60%.
Segundo a Diretora da MAPA Turismo, Bethânia Queiroz, aqueles que não abriram mão das viagens deram preferência por destinos regionais. “Os clientes que estão dispostos a viajar na pandemia estão optando por viagens regionais que vão de carro com a família. Os mais procurados são Caldas Novas-GO, Araxá-MG e Olímpia-SP”.
Para quem não abriu mão de uma praia a alternativa foi destinos que permitem voos sem conexões e com duração inferior a três horas. “Os mais procurados em pacotes que tem o aéreo são Porto Seguro-BA, Maceió-AL, Porto de Galinhas-PE e Natal-RN, com saída em voo direto de Uberlândia” explica Bethânia.
A expectativa é que com a chegada da vacina o setor se recupere, principalmente a partir do segundo semestre de 2021. Além do turismo, as agências projetam o aumento da procura por viagens corporativas.
Cuidados durante a viagem
Quem for viajar durante a pandemia deve ficar atento aos cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.
- Usar máscara em ambientes com grande concentração de pessoas, como avião, ônibus, hotel, bar e restaurante;
- Fazer a higienização das mãos com água e sabão regulamente ou utilizar álcool gel 70%;
- Evitar cumprimentos como aperto de mão, beijo e abraço;
- Dar preferência por espaços abertos ou com boa circulação de ar;
- Ao sentir indisposição, febre ou tosse seca procurar o serviço de saúde e se isolar.
Ao retornar de viagem, os especialistas recomendam um isolamento de no mínimo sete dias. Evite ter contato com pessoas com mais de 60 anos ou que possuam comorbidades. A COVID-19 pode ser assintomática, mas mesmo assim o vírus pode ser transmitido para terceiros.