Procon Móvel terá atendimento estendido durante a Black Friday em Uberlândia

Plataforma funcionará quinta (22) e sexta-feira (23), das 9h às 17h
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Foto: Divulgação (Prefeitura de Uberlândia)

Devido à Black Friday, o projeto itinerante Procon Móvel da Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor de Uberlândia (Procon) será estendido nesta semana. Servidores do Procon estarão realizando atendimentos na Concha Acústica da praça Tubal Vilela nesta quinta (22) e sexta-feira (23), das 9h às 17h. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Uberlândia também estará presente para esclarecer dúvidas e orientar consumidores. O atendimento é gratuito e não é necessário fazer agendamento.

“A Black Friday é uma data que movimenta muito o comércio e, por isso, o Procon preparou ações especiais para atender e amparar os consumidores. Estaremos à disposição na praça Tubal Vilela para tirar dúvidas, registrar reclamações e para fiscalizar”, disse Abatênio de Andrade Marquez Neto, superintendente do Procon de Uberlândia.

Confira as dicas para não cair em fraudes durante a Black Friday:

-Verifique se é mesmo o menor preço: Já é comum entre os brasileiros o trocadilho da “Black Fraude”, que é quando um site aumenta o preço de um produto nas semanas anteriores à Black Friday para conceder um falso desconto no dia da promoção. No entanto, isso é uma prática fácil de ser descoberta com o uso de serviços e aplicativos que rastreiam a evolução dos preços das lojas virtuais;

– Cuidado com os links no WhatsApp: O principal aplicativo de comunicação dos smartphones está sendo utilizado como ferramenta para espalhar falsas promoções.Caso você receba um link, pense duas vezes antes de clicar nele e, principalmente, inserir dados pessoais. Fique atento também aos emails de lojas em que você não se cadastrou;

– Fique alerta aos anúncios e use testadores de links: Ao receber uma oferta milagrosa, utilize ferramentas para verificar se o site é seguro ao acesso;

– Desconfie de ligações e mensagens por SMS: Suspeite do contato especialmente quando a pessoa em linha diz que você ganhou algo, mas exige algum depósito ou pagamento da sua parte;

– Fique atento ao domínio do site e a construção da página: É comum que criminosos criem páginas bastante similares a lojas e ações promocionais para enganar consumidores. Portanto, ao clicar em algum link, observe bem o endereço que aparece no seu navegador, procure por um cadeado no canto esquerdo da barra e veja se esta é uma conexão segura, bem como se o domínio está registrado e possui certificados de segurança;

– Pesquise classificações e procure informações: Ao encontrar uma nova loja, é essencial procurar saber sobre sua confiabilidade. Procure relatos sobre a satisfação do consumidor e as respostas das empresas em caso de problemas. Redes sociais e fóruns podem te ajudar a tirar dúvidas;

– Use cartões de crédito virtuais: Ao fazer uma compra em um site do qual está desconfiado, procure usar um cartão virtual. Diversos bancos oferecem essa modalidade de cartão de crédito, que cria um número único para aquela compra e evita que o seu documento real seja compartilhado com o comerciante. Assim, você evita problemas com clonagem e que as pessoas continuem usando seus dados para praticar crimes;

Em caso de dúvidas – O consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone (34) 3291-1600 ou 151. Para registrar reclamação é preciso agendar horário por telefone, e-mail (procon@uberlandia.mg.gov.br) ou pessoalmente na sede do órgão, que fica na avenida Afonso Pena, 1612, bairro Aparecida. A Superintendência funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Compareça!

O quê: Procon na praça Tubal Vilela
Quando: Quinta (22) e Sexta-feira (23), das 9h às 17h
Onde: Concha Acústica da praça Tubal Vilela, Centro

Fonte: Prefeitura de Uberlândia

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