PROCON faz alerta para que consumidores não levem prejuízo na Black Friday

O órgão funciona em horário estendido nesta quinta e sexta-feira (27). Fiscais visitam lojas para verificar a regularidade das ofertas e das medidas sanitárias.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
PROCON Patos de Minas
Nos dias de pico, cerca de 50 consumidores são atendidos no PROCON de Patos de Minas
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

O PROCON de Patos de Minas realizou na tarde desta quinta-feira (26) uma coletiva de imprensa para repassar orientações sobre a Black Friday. A data é uma das mais importantes do comércio varejista. De origem americana, a Sexta-feira Negra (tradução), traz descontos atrativos tanto em lojas físicas quanto virtuais.

No Brasil, a promoção chegou a ser apelidada de “Black Fraude” devido ao fato de alguns comerciantes aumentarem o preço e depois aplicarem o desconto. “Tudo pela metade do dobro” brincam os internautas nas redes sociais.

Os fiscais do PROCON estão nas ruas de Patos de Minas. No período da manhã desta quinta-feira (26) foram fiscalizados 85 estabelecimentos comerciais. Não foram encontradas irregularidades significativas. Os fiscais fizeram observações aos lojistas que resolveram os problemas de imediato. O cumprimento das medidas sanitárias também são fiscalizados pelo PROCON.

Rafael Godinho
Rafael Godinho coordena o PROCON de Patos de Minas
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

O coordenador do PROCON, Rafael Godinho, destacou dicas para os consumidores comprarem com segurança:

Lojas Físicas

  • Verificar a diferença de preço de um estabelecimento para outro;
  • Dar preferência para o pagamento a vista e pedir um desconto maior na negociação;
  • Observar se nenhum serviço adicional, como garantia estendida e seguro, está embutido no preço. É direito do consumidor pagar apenas pelo produto. Caso o estabelecimento se recuse em vender separadamente configura-se o crime de venda casada;
  • Atentar-se as condições de entrega, prazo e custo do frete;

Lojas Online

  • Não comprar através de links compartilhados em redes sociais. Estelionatários criam réplicas de lojas virtuais para aplicar golpes;
  • Dê preferência para o pagamento por cartão de crédito. Em caso de problema com a compra, o consumidor pode solicitar o bloqueio do pagamento;
  • Desconfiar de descontos muito elevados. Dê preferência para sites/lojas conhecidas.

Rafael Godinho ressaltou que devido a pandemia o maior volume de vendas deve se concentrar nas lojas virtuais. As lojas físicas anteciparam as ofertas, desde segunda-feira (23), e prorrogaram até o final de semana, para evitar aglomerações.

Nesta quinta e sexta-feira (27) o PROCON estará funcionando em horário estendido, das 8h às 18h. O atendimento é feito em sua sede no antigo fórum, Av. Getúlio Vargas, 245, no centro de Patos de Minas. Os fiscais, que estão nas ruas, estão identificados com colete “fiscalização municipal” e estão aptos para atender os consumidores.

Para realizar uma reclamação/contestação o consumidor deve se munir de provas, como por exemplo uma foto do produto e de seu respectivo preço ou impressos (jornalzinho de ofertas).

O PROCON de Patos de Minas atende residentes do município e quem compra na cidade. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3822-9774.

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelo comentário é totalmente de seu respectivo autor. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos serão removidos automaticamente. Para denunciar um comentário ofensivo clique na bandeira vermelha.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.