PROCON faz alerta para que consumidores não levem prejuízo na Black Friday

O órgão funciona em horário estendido nesta quinta e sexta-feira (27). Fiscais visitam lojas para verificar a regularidade das ofertas e das medidas sanitárias.

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PROCON Patos de Minas
Nos dias de pico, cerca de 50 consumidores são atendidos no PROCON de Patos de Minas
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

O PROCON de Patos de Minas realizou na tarde desta quinta-feira (26) uma coletiva de imprensa para repassar orientações sobre a Black Friday. A data é uma das mais importantes do comércio varejista. De origem americana, a Sexta-feira Negra (tradução), traz descontos atrativos tanto em lojas físicas quanto virtuais.

No Brasil, a promoção chegou a ser apelidada de “Black Fraude” devido ao fato de alguns comerciantes aumentarem o preço e depois aplicarem o desconto. “Tudo pela metade do dobro” brincam os internautas nas redes sociais.

Os fiscais do PROCON estão nas ruas de Patos de Minas. No período da manhã desta quinta-feira (26) foram fiscalizados 85 estabelecimentos comerciais. Não foram encontradas irregularidades significativas. Os fiscais fizeram observações aos lojistas que resolveram os problemas de imediato. O cumprimento das medidas sanitárias também são fiscalizados pelo PROCON.

Rafael Godinho
Rafael Godinho coordena o PROCON de Patos de Minas
Foto: Lélis Félix (Patos Notícias)

O coordenador do PROCON, Rafael Godinho, destacou dicas para os consumidores comprarem com segurança:

Lojas Físicas

  • Verificar a diferença de preço de um estabelecimento para outro;
  • Dar preferência para o pagamento a vista e pedir um desconto maior na negociação;
  • Observar se nenhum serviço adicional, como garantia estendida e seguro, está embutido no preço. É direito do consumidor pagar apenas pelo produto. Caso o estabelecimento se recuse em vender separadamente configura-se o crime de venda casada;
  • Atentar-se as condições de entrega, prazo e custo do frete;

Lojas Online

  • Não comprar através de links compartilhados em redes sociais. Estelionatários criam réplicas de lojas virtuais para aplicar golpes;
  • Dê preferência para o pagamento por cartão de crédito. Em caso de problema com a compra, o consumidor pode solicitar o bloqueio do pagamento;
  • Desconfiar de descontos muito elevados. Dê preferência para sites/lojas conhecidas.

Rafael Godinho ressaltou que devido a pandemia o maior volume de vendas deve se concentrar nas lojas virtuais. As lojas físicas anteciparam as ofertas, desde segunda-feira (23), e prorrogaram até o final de semana, para evitar aglomerações.

Nesta quinta e sexta-feira (27) o PROCON estará funcionando em horário estendido, das 8h às 18h. O atendimento é feito em sua sede no antigo fórum, Av. Getúlio Vargas, 245, no centro de Patos de Minas. Os fiscais, que estão nas ruas, estão identificados com colete “fiscalização municipal” e estão aptos para atender os consumidores.

Para realizar uma reclamação/contestação o consumidor deve se munir de provas, como por exemplo uma foto do produto e de seu respectivo preço ou impressos (jornalzinho de ofertas).

O PROCON de Patos de Minas atende residentes do município e quem compra na cidade. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 3822-9774.

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