Procon adota medidas de desburocratização de atendimentos

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A nova coordenação já resolveu várias solicitações e questões que estavam paralisadas.

Foto: Reprodução

Com o propósito de obter soluções de questões relacionadas entre o consumidor e o estabelecimento comercial, a nova coordenação do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor-Procon implantou uma política de desburocratização dos atendimentos, com a adoção de várias medidas.
Neste primeiro mês de funcionamento, o coordenador do órgão, Rafael Godinho Nogueira, entrou em contato com os proprietários de grandes lojas, bancos, hipermercados e centros de comércio de Patos de Minas, para que fossem firmadas parcerias visando à resolução amigável das demandas protocoladas no órgão.
De acordo com Rafael, houve um aumento de 64% no número de atendimento de novos consumidores e uma queda de 15% no número de notificações expedidas para os comércios, supermercados e bancos locais. “No mês de janeiro deste ano, foram atendidos 302 novos consumidores, sendo que 49 resultaram em notificações aos fornecedores; e em dezembro de 2016 foram atendidos 184 novos consumidores, sendo que 58 resultaram em expedições de notificações aos fornecedores”, esclareceu.
Outra providência tomada foi a catalogação das notificações arquivadas, o que não era realizado. “Passamos a relacionar as notificações já encerradas em planilhas divididas em caixas enumeradas e, dentro dessas, subdivididas em envelopes enumerados de 1 a 3, abrangendo, inclusive, as notificações já extintas no ano de 2016”, explicou.
A fim de encaminhar as solicitações não resolvidas pelo Procon e nas situações em que os cidadãos que procuram o órgão e não se enquadram no conceito legal do consumidor, uma parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejus) está sendo firmada.”No mês de janeiro, encaminhamos 15 cidadãos ao Cejus” – declarou o coordenador.
Para contribuir com as necessidades do município em conter despesas, o órgão ainda passou a imprimir as correspondências na frente e no verso das folhas; priorizou as ligações nos Serviços de Atendimentos aos Consumidores (SAC) de ligações gratuitas; passou a emitir notificações via e-mail, dentre outras medidas.
O telefone do Procon em Patos de Minas é o 3822-9774. O horário de funcionamento é das 7:00 às 11:00h e das 13 às 17:00h. O órgão de defesa do consumidor fica na rua Farnese Maciel.
Informações: PMPM

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