Principais tratamentos para amenizar cicatrizes de acne

Descubra de uma vez por todas como diminuir as cicatrizes de espinhas que abalam autoestima e sua beleza.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
cicatrizes de acne
Foto: Reprodução (Pixabay)

Conhecer os principais tratamentos para amenizar as cicatrizes de acne pode ser uma verdadeira solução para aqueles que sofrem desta condição dermatológica extremamente comum.

Diferente do que muitas pessoas imaginam, não são somente adolescentes que sofrem com espinhas no rosto ou em outras áreas do corpo, adultos e até mesmo pessoas em idade mais avançadas podem ter episódios esporádicos e que são igualmente danosos para a beleza.

- Continua depois da publicidade -

A acne pode aparecer em vários graus de gravidade diferentes, e quando espremidas, as espinhas podem deixar cicatrizes profundas na pele que são características e facilmente reconhecíveis por qualquer pessoa.

Caracterizadas principalmente pela irregularidade no rosto com “pequenos buracos”, essas cicatrizes costumam causar grandes problemas emocionais e de autoestima, seja para jovens ou pessoas mais velhas.

Abaixo, falaremos como você pode amenizar este problema com os últimos tratamentos estéticos disponíveis no mercado. 

Pronto para saber mais a respeito? Continue sua leitura até o final!

Antes de tudo, faça a devida prevenção

É extremamente contra intuitivo, mas uma das melhores maneiras de amenizar as cicatrizes das espinhas é realizando os próprios tratamentos para acne mais convencionais, seja com comprimidos ou com medicação tópica.

Desta forma, você impede que novas pústulas se formem e que a acne já existente permaneça “ativa” na sua pele. 

Inclusive, sem este passo, você não estará pronto para adentrar nenhum outro tratamento mais intenso e realmente eficaz para a amenização das cicatrizes já existentes, uma vez que é preciso ter a pele livre de inflamações e de outros problemas que possam dificultar a cicatrização das técnicas mais invasivas.

Um fato que deve ser amplamente mencionado é que a redução das cicatrizes não é muito fácil de ser obtida. Em muitas situações, são necessárias várias sessões de tratamentos a laser e/ou com outros equipamentos.

Peeling químico e outras substâncias também podem ser aplicadas localmente — em várias sessões — para gerarem melhor resultado e um efeito estético superior.

Mas, nada disso poderá ser feito com o rosto repleto de espinhas inflamadas. Portanto, antes de tudo tenha uma rotina de cuidados com a pele e não deixe de passar pela “primeira linha” de tratamentos para conseguir de fato, avançar para a redução das cicatrizes.

Limpeza de pele e outros procedimentos podem e em muitas situações, são indicados para acelerar o processo e impedir que novas pústulas se formem no rosto ou no local em que a acne é mais aparente e difundida.

As melhores técnicas de correção das cicatrizes

Como citamos, a correção das cicatrizes de acne não é muito fácil de ser obtida. Os tratamentos são longos e requerem muita disciplina do paciente, que deve se submeter a várias sessões de uma técnica para conseguir ter resultados realmente satisfatórios.

Apenas para citar alguns exemplos, hoje nós temos o microagulhamento, a dermoabrasão, o peeling químico profundo, o laser, o preenchimento com ácido hialurônico, a injeção de plasma e algumas outras opções para auxiliar na redução das cicatrizes causadas pelas espinhas e cravos.

Na maioria esmagadora dos casos, o paciente precisa passar por mais de uma dessas técnicas, em tempos distintos, para que realmente surjam mudanças aparentes que realmente façam com que sua autoestima seja levantada.

É muito comum vermos dermatologistas realizando o microagulhamento em conjunto com o peeling químico no futuro, assim como costumamos ver atualmente o ácido hialurônico em conjunto com o laser para a amenização das marcas deixadas pela acne.

Vale mencionar que esses tratamentos costumam ter alguns meses de duração, muito por conta do longo intervalo que cada uma dessas técnicas exige para a preservação da pele do paciente.

Em hipótese alguma esses tratamentos invasivos devem ser realizados em intervalos de tempo curtos ou de maneira conjunta.

Cabe ao seu dermatologista o acompanhamento e análise profunda da resposta da sua pele e dos seus resultados, para que a melhor estratégia seja alcançada e efetivamente trilhada ao longo do tempo.

Durante esta etapa, é recomendado o uso de protetor solar e de uma pequena rotina de cuidados, que normalmente envolvem pelo menos a lavagem do rosto e a hidratação da pele.

Obviamente, os produtos e até mesmo a rotina dependerá do seu tipo de pele e até mesmo dos seus hábitos. No caso de mulheres, por exemplo, até mesmo a utilização da maquiagem e de outros produtos pode afetar negativamente a resposta do seu organismo.

Portanto, muito cuidado e atenção nesses detalhes.

A importância de encontrar um bom profissional e outras informações importantes

Se você costuma sofrer com acne, já deve ter percebido que é muito difícil resolver o problema na primeira vez. Muitas pessoas passam por vários médicos até conseguirem de fato alcançar um bom resultado.

Para encurtar o seu caminho, recomendamos que você procure um profissional especializado e com ampla experiência no mercado. Somente desta forma você conseguirá realmente alcançar seus objetivos com sua pele e com sua beleza.

Além disso, saiba que a constância e a confiança durante o tratamento são fundamentais para seu sucesso. A pausa ou a interrupção normalmente afeta os resultados e esta conduta deve ser rapidamente deixada de lado.

Além da persistência, entenda que sua alimentação e outros fatores podem estar contribuindo para o surgimento da acne no seu corpo. Não deixe de conversar com o seu médico e principalmente de tomar uma medida completa no seu estilo de vida para realmente conseguir ter uma pele mais saudável.

Muitas vezes, as espinhas são fruto várias circunstâncias do seu cotidiano. Alimentação gordurosa e alguns alimentos específicos — que variam de indivíduo para indivíduo — podem estar auxiliando na manutenção ou até mesmo no desenvolvimento da acne no seu organismo.

Escute seu corpo, pratique atividades físicas e se alimente de maneira saudável para conseguir os melhores resultados no menor espaço de tempo possível. Não só sua pele ficará melhor com o tempo, como todo o seu corpo que passará por uma verdadeira transformação positiva.

Gostou do nosso post de hoje sobre como amenizar cicatrizes de acne? Não deixe de comentar abaixo sua opinião ou experiência com o tema e compartilhe este conteúdo nas redes sociais — dessa forma, você ajuda milhares de pessoas que estão tentando melhorar sua autoestima e conquistar a beleza que elas merecem.

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -