
A Polícia Rodoviária Federal, por meio do Grupo de Patrulhamento Tático, na madrugada deste domingo (13), abordou uma carreta, com placas da Paraíba. O veículo foi parado na BR 365, trecho do município de Patos de Minas.
Ao realizar a fiscalização no caminhão, foram encontradas sete cartelas, contendo 92 comprimidos de nobésio extra forte, conhecido como “rebite” que é um inibidor de apetite, porém muito utilizado por motoristas para inibir o sono, haja vista que o mesmo causa efeito estimulante do sistema nervoso central.
Com o uso do “rebite”, os motoristas percorrem longas distâncias sem parar para descansar (dormir), desrespeitando a lei do descanso (Lei nº 12.619/12) e aumentando, consequentemente, o risco de acidentes.
Os comprimidos apreendidos são um medicamentos de uso controlado e contém como princípio ativo a substância clobenzorex, que não possui registro válido na Anvisa, sendo proibida a sua comercialização.
Diante dos fatos foi lavrado Termo Circunstanciado de Ocorrência em que o motorista, de 39 anos, assumiu o compromisso de comparecer em juízo. Os comprimidos foram apreendidos e encaminhados juntamente com a ocorrência ao Ministério Público Estadual em Patos de Minas/MG.