Presidente da Alemanha visita a Amazônia e anuncia investimento de 35 milhões de euros

Os recursos serão aplicados na redução do desmatamento e na fiscalização do bioma.

Compartilhe!

presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier
Foto: Ricardo Stuckert (Divulgação Lula)

Em viagem ao Brasil, o presidente da Alemanha, Frank-Walter Steinmeier, visitou o estado do Amazonas nesta segunda-feira (02/01). Em Manaus, encontrou-se com o governador Wilson Lima, reempossado no domingo (1º), com quem falou sobre a Amazônia.

Steinmeier veio ao Brasil para prestigiar o novo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, em sua posse, ocorrida ontem (1°). No encontro com Wilson Lima, o mandatário alemão falou sobre as pretensões de seu país em retomar os investimentos na região através do Fundo Amazônia.

O Fundo Amazônia tem objetivo de financiar projetos de redução do desmatamento e fiscalização do bioma. O mecanismo de financiamento havia sido desativado no governo passado e foi reativado agora, após determinação do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o presidente alemão, os investimentos previstos são da ordem de € 35 milhões.

Criado em 2008, o fundo recebe doações de instituições e governos internacionais para financiar ações de prevenção e combate ao desmatamento na Amazônia Legal. Em 2019, a Alemanha e a Noruega suspenderam os repasses para novos projetos após o governo brasileiro apresentar sugestões de mudança na aplicação dos recursos e extinguir colegiados de gestão do fundo.

Visita a Manaus

Steinmeier foi ao estado do Amazonas para conhecer projetos e ações financiados com verba do governo alemão. Entre eles está a Torre Atto, em São Sebastião do Uatumã, a cerca de 240 quilômetros de Manaus. Essa torre monitora as condições climáticas da região e as questões do efeito estufa, coordenada por pesquisadores brasileiros e alemães.

Compartilhe!

2 Comentários
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Rosângela Pereira
02/01/2023 18:47

A nossa Amazônia já está sendo vendida

Rosângela Pereira cagou na bananeira
Responder a  Rosângela Pereira
02/01/2023 23:19

Na verdade agora ela estará sendo protegida né

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

REPORTE DE REPORTAGEM

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.