Prefeitura nega dados da ocupação de leitos públicos; HRAD está lotado

O Patos Notícias conseguiu a ocupação do HRAD com a FHEMIG. Santa Casa não enviou informações.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
comparativo boletim
Comparativo das duas versões do boletim epidemiológico. À esquerda a antiga, na qual informava a ocupação dos leitos públicos exclusivos para COVID-19. À direita a nova, na qual é informado apenas a ocupação somada (pública + privada)
Foto: Reprodução

O boletim epidemiológico de Patos de Minas sofreu alterações na semana passada, 17 de janeiro. Além da mudança visual, os dados passaram a ser apresentados de forma diferente. Anteriormente havia uma separação de leitos para COVID-19 e leitos para outras doenças. Agora, existe apenas leitos gerais, ou seja, um paciente com coronavírus pode utilizar toda a estrutura disponível. A Secretaria Municipal de Saúde justifica que segue portaria do Ministério da Saúde.

Uma das mudanças mais significativas é quanto a ocupação de leitos. Anteriormente, com a divisão de leitos COVID-19, era possível se verificar a lotação da rede pública. Neste novo boletim é apresentado somente a soma das redes pública e privada. No painel de monitoramento, no site da prefeitura, os dados da rede pública também deixaram de aparecer (veja print aqui).

O Patos Notícias, ainda no dia 17, solicitou a disponibilização dos dados e a assessoria informou que providenciaria. No dia 19, a prefeitura passou a disponibilizar um dado adicional (avulso ao boletim). Foi informado o percentual de pacientes com COVID-19 que ocupam leitos clínicos e de UTI na rede pública, porém não foi mencionado a efetiva ocupação da rede.

A reportagem solicitou novamente, agora através de ofício formal, o percentual geral de ocupação de leitos da rede pública. Foi pedido a relação de leitos disponíveis no SUS e a quantidade de pacientes internados (COVID + outras doenças).

O documento foi encaminhado em 20 de janeiro e respondido no mesmo dia. Em um documento de três páginas, a prefeitura se justificou juridicamente e citou, que no entendimento dela, não há exigência da divulgação da ocupação de leitos na lei de acesso a informação (12.527/2011). E por fim, informou:

Desta forma, o boletim epidemiológico continuará informando à população o quantitativo de leitos da forma como é feita atualmente, tendo em vista que:

o boletim é confeccionado por profissionais dos setores de comunicação e da saúde, que possuem total conhecimento das leis, normas e critérios de informação a serem aplicadas na confecção do mesmo;

em uma situação de pandemia, a Saúde considera a ocupação da rede como um todo como o fator mais importante, uma vez que não há mais destinação específica de leitos para a Covid-19, e, como aconteceu nos tempos de pico de internação pela doença, os pacientes recorrem tanto a hospitais públicos quanto privados, não havendo essa distinção.

Clique e acesse a íntegra do ofício enviado pelo Patos Notícias;
Clique e acesse a íntegra da resposta da prefeitura.

Hospital Regional e Santa Casa - Patos de Minas
Foto: Arquivo (Patos Notícias)

Atualmente dois hospitais atendem a demanda pública de saúde de Patos de Minas e de mais 32 municípios, Santa Casa de Misericórdia e Hospital Regional Antônio Dias (HRAD).

Mesmo com a recusa formal da prefeitura, o Patos Notícias procurou o prefeito, Luís Eduardo Falcão (PODEMOS), e explicou a importância da informação. O contato foi feito através de WhatsApp, contudo não tivemos retorno.

O conselheiro estadual de saúde, Pedro Cunha, também foi procurado e cientificado da situação. Foi solicitado um posicionamento do órgão, mas não tivemos retorno.

Nova tentativa

Na segunda-feira (24/01), o Patos Notícias procurou a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG) e solicitou a ocupação dos leitos do Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), sendo os dados enviados. A Santa Casa de Misericórdia também foi procurada. A assessora disse que a ocupação seria enviada até o final da segunda-feira, o que não ocorreu.

Nesta terça-feira (25/01), a reportagem voltou a procurar a FHEMIG que prontamente atendeu e enviou os dados atualizados da ocupação hospitalar. Apesar de novo contato, a Santa Casa não forneceu as informações solicitadas.

Ocupação do HRAD (25/01/2021)

UTI Geral – 100%
UTI Covid – 83,3%

Enfermaria Geral – 93,75%
Enfermaria Covid – 100%

O Hospital Regional possui 16 leitos clínicos, 9 leitos de UTI Geral e 6 leitos de UTI COVID. A unidade é referência em traumas, maternidade de alto risco, urgências clínicas e pediátricas.

Leia também:

RECORDE: Patos de Minas tem 772 novos casos de COVID

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.