MENU

Prefeitura intensifica ações para enfrentar epidemia de dengue

Diferentes estratégias estão sendo utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para combater focos do mosquito e conscientizar a população.


👤 Igor Nunes
🕓 23/02/2024 - 07:06


A Prefeitura de Patos de Minas tem atuado em várias frentes de trabalho no combate ao Aedes Aegypti. As ações incluem visitas domiciliares, ações educativas e de conscientização em escolas e empresas, aplicação de fumacê em locais estratégicos, coleta rotineira de inservíveis e implantação do Aedes do Bem™. Além disso, no próximo sábado (24/2) será realizado o Dia D de Controle do Aedes, com carreata, blitz e mutirão para recolher materiais que acumulam água. Outra medida importante é a contratação, em andamento, de mais 30 agentes de combate a endemias (ACE) para aumentar o controle por meio da bomba costal e as ações na zona rural.

O último LIRAa apontou que a maior parte dos focos do Aedes Aegypti em Patos de Minas estão dentro das residências. A partir desses dados, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as visitas domiciliares pelos ACE, sendo esse o momento em que os imóveis são vistoriados para identificar focos ou possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além de orientar os moradores e aplicar larvicida, os agentes removem, destroem ou vedam recipientes ou outros locais passíveis de acumular água.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

A aplicação do fumacê também está sendo realizada em mais pontos da cidade e segue as orientações do Ministério da Saúde, que classifica o controle por pulverização como atividade de contingência. A aplicação do inseticida acontece a partir da confirmação de um caso positivo da doença e é feita na região de residência desse paciente.

Além dos métodos tradicionais de combate ao vetor da dengue, Patos de Minas adotou este ano uma tecnologia biológica, inovadora e sustentável: o Aedes do Bem™. Com característica autolimitante, o mosquito faz o controle da população de fêmeas da sua própria espécie, lembrando que elas (e não os machos) são as transmissoras da dengue e de outras doenças.

A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, explica que as caixas do Bem™ foram instaladas nos bairros Jardim Esperança e Nossa Senhora Aparecida. “Esses são os projetos-pilotos, e nosso objetivo é ampliar a iniciativa para outras localidades”, informa ela.

Alerta – Patos de Minas é um dos 71 municípios mineiros em situação de emergência por causa da epidemia de dengue no estado. No acumulado deste ano, considerando dados até essa quarta-feira (21/2), a cidade registrou 2.628 notificações da doença, quase o triplo do número contabilizado ao fim de fevereiro de 2023. A infecção já causou um óbito, sendo a vítima um homem de 79 anos.

Mutirão no Dia D – No próximo sábado (24/2) será realizado o Dia D de Conscientização e Combate à Arboviroses em todo o estado, por meio das 28 unidades regionais de saúde. A ideia é promover o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, cujo foco é a realização de mutirões comunitários para eliminar os focos de Aedes aegypti.

Integrando o movimento, Patos de Minas realizará também no sábado, a partir das 8h, mutirões nos bairros Vila Rosa, Quebec, Jardim Recanto e Nossa Senhora Aparecida para recolher materiais que possam acumular água. Todos os moradores dessas localidades estão convocados para deixar latas, garrafas, lonas e outros itens na calçada antes do início das atividades.