INFORME PUBLICITÁRIO

Prefeitura intensifica ações para enfrentar epidemia de dengue

Diferentes estratégias estão sendo utilizadas pela Secretaria Municipal de Saúde para combater focos do mosquito e conscientizar a população.

Compartilhe!

A Prefeitura de Patos de Minas tem atuado em várias frentes de trabalho no combate ao Aedes Aegypti. As ações incluem visitas domiciliares, ações educativas e de conscientização em escolas e empresas, aplicação de fumacê em locais estratégicos, coleta rotineira de inservíveis e implantação do Aedes do Bem™. Além disso, no próximo sábado (24/2) será realizado o Dia D de Controle do Aedes, com carreata, blitz e mutirão para recolher materiais que acumulam água. Outra medida importante é a contratação, em andamento, de mais 30 agentes de combate a endemias (ACE) para aumentar o controle por meio da bomba costal e as ações na zona rural.

O último LIRAa apontou que a maior parte dos focos do Aedes Aegypti em Patos de Minas estão dentro das residências. A partir desses dados, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou as visitas domiciliares pelos ACE, sendo esse o momento em que os imóveis são vistoriados para identificar focos ou possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue. Além de orientar os moradores e aplicar larvicida, os agentes removem, destroem ou vedam recipientes ou outros locais passíveis de acumular água.

A aplicação do fumacê também está sendo realizada em mais pontos da cidade e segue as orientações do Ministério da Saúde, que classifica o controle por pulverização como atividade de contingência. A aplicação do inseticida acontece a partir da confirmação de um caso positivo da doença e é feita na região de residência desse paciente.

Além dos métodos tradicionais de combate ao vetor da dengue, Patos de Minas adotou este ano uma tecnologia biológica, inovadora e sustentável: o Aedes do Bem™. Com característica autolimitante, o mosquito faz o controle da população de fêmeas da sua própria espécie, lembrando que elas (e não os machos) são as transmissoras da dengue e de outras doenças.

A secretária municipal de Saúde, Ana Carolina Caixeta, explica que as caixas do Bem™ foram instaladas nos bairros Jardim Esperança e Nossa Senhora Aparecida. “Esses são os projetos-pilotos, e nosso objetivo é ampliar a iniciativa para outras localidades”, informa ela.

Alerta – Patos de Minas é um dos 71 municípios mineiros em situação de emergência por causa da epidemia de dengue no estado. No acumulado deste ano, considerando dados até essa quarta-feira (21/2), a cidade registrou 2.628 notificações da doença, quase o triplo do número contabilizado ao fim de fevereiro de 2023. A infecção já causou um óbito, sendo a vítima um homem de 79 anos.

Mutirão no Dia D – No próximo sábado (24/2) será realizado o Dia D de Conscientização e Combate à Arboviroses em todo o estado, por meio das 28 unidades regionais de saúde. A ideia é promover o movimento Minas Unida no Combate ao Mosquito, cujo foco é a realização de mutirões comunitários para eliminar os focos de Aedes aegypti.

Integrando o movimento, Patos de Minas realizará também no sábado, a partir das 8h, mutirões nos bairros Vila Rosa, Quebec, Jardim Recanto e Nossa Senhora Aparecida para recolher materiais que possam acumular água. Todos os moradores dessas localidades estão convocados para deixar latas, garrafas, lonas e outros itens na calçada antes do início das atividades.

Compartilhe!

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.