Patos de Minas

Prefeitura informa que reflorestará a Mata do Catingueiro e cita incêndio criminoso

Em nota, executivo municipal destacou que "acredita-se" que a destruição foi fruto de vandalismo.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Incêndio mata do catingueiro
Árvores e vegetação rasteira foram dizimadas pelas chamas
Foto: Aislan Henrique

No último domingo (19/07) um incêndio de grandes proporções destruiu boa parte da Mata do Catingueiro em Patos de Minas. (Clique aqui e leia a reportagem a respeito).

Na terça-feira (21/07) a prefeitura de Patos de Minas, através da assessoria de comunicação, emitiu uma nota informando que reflorestará a área queimada no início do período chuvoso. Citou ainda que especialistas em fauna visitarão a área afetada para verificar a condição dos animais que sobreviveram ao incêndio. Na nota, o executivo municipal diz que “acredita-se” que o incêndio tenha sido criminoso.

Leia a nota na íntegra a seguir:

Quanto ao Parque Municipal Mata do Catingueiro, a Prefeitura de Patos de Minas informa:

  • a Diretoria de Meio Ambiente e o presidente do Codema reuniram-se nessa segunda-feira (20) para discutir as medidas a serem tomadas na região atingida por incêndio no último domingo. Dentre as ações apresentadas e já definidas como prioridade estão a limpeza do local (que será realizada pela Secretaria de Obras), a construção de aceiros e o plantio de mudas para reflorestamento do parque municipal.
  • em avaliação realizada na área incendiada, constatou-se que mudas plantadas no ano passado sofreram com o fogo, mas muitas resistiram. Por isso será feita manutenção das plantas que sobreviveram e plantio de novas mudas. Esse reflorestamento acontecerá no início do período chuvoso, época mais indicada para essa ação.
  • a equipe da Diretoria de Meio Ambiente também entrou em contato com especialistas em fauna para visitar a área, verificar a situação dos animais que vivem no local e realizar as ações necessárias para preservar as espécies que resistiram à queimada.
  • acredita-se que o Parque Mata do Catingueiro sofreu uma ação de vandalismo, tendo sido o incêndio criminoso. O fogo foi colocado em quatro pontos diferentes e consumiu cerca de 20 hectares da área. Todos os esforços da Diretoria de Meio Ambiente serão para reconstituir essa extensão destruída e efetivar medidas de proteção à área de preservação.
  • cabe destacar ainda que a Mata do Catingueiro é uma área verde (espaço com predomínio de vegetação, preferencialmente nativa, natural ou recuperada, previsto no Plano Diretor, nas leis de zoneamento urbano e uso do solo do município), ambiente indisponível para construção de moradias.

 

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS