Prefeitura esclarece dúvidas sobre o cadastro para vacinação da COVID-19 em Patos de Minas

A Secretária de Saúde, Ana Carolina Magalhães, concedeu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (26/01).

Compartilhe!

1- Por que a Prefeitura de Patos de Minas está cadastrando a população?

O procedimento, específico para a vacinação contra a Covid-19, serve para auxiliar na dinâmica e organização da campanha. O cadastramento é uma espécie de “fila on-line”, ou seja, seguindo a ordem em que os cadastros foram realizados, a Secretaria de Saúde fará contato com o usuário para agendar data e horário da aplicação da dose. A intenção é que, dessa forma, evite-se a formação de enormes filas na porta das USFs, como ocorreu na Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. O agendamento ocorrerá mediante a chegada de novos lotes da vacina, obedecendo à ordem de prioridade estabelecida pelo Ministério da Saúde.

2- Quem deve cadastrar-se?

A prefeitura vai liberar o cadastramento conforme o andamento do plano vacinal e a chegada de mais doses por parte dos governos federal e estadual. Neste primeiro momento, o cadastro abrange idosos acima de 75 anos e servidores da saúde de forma geral. Isso porque esses grupos estão entre os primeiros na escala de prioridades para vacinação.

3- Então por que idosos asilados e profissionais da saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19 não se cadastraram?

Pois são um público menor, e a prefeitura sabe onde encontrá-los. Por isso as doses para esses dois grupos estão sendo aplicadas diretamente nos asilos e nos locais de trabalho deles.

4- Por que isso não será feito com os outros profissionais de saúde?

O município tem milhares de profissionais da saúde, principalmente atuando na área particular, como, por exemplo, em clínicas e consultórios de médicos, dentistas, nutricionistas e fisioterapeutas. Diante disso, não é possível que a prefeitura vá aos locais de trabalho vaciná-los, daí a importância de cadastrar-se. Esses profissionais receberão a dose na USF de referência selecionada no momento do cadastramento.

5- Como efetivar o cadastramento?

A forma preferencial para efetivar o cadastramento é por meio on-line. Para isso, basta acessar patosdeminas.mg.gov.br/home/vacinacovid (menu disponível também no portal principal da Prefeitura de Patos de Minas). Nessa página, deve-se seguir os seguintes passos, tendo em mãos CPF, identidade e endereço da pessoa a ser vacinada:

1- Clicar em “Cadastre aqui”.
2.1- Quem já tem cadastro na plataforma de processos digitais pode fazer login diretamente.
2.2- Quem não tem cadastro deve clicar em “Criar conta” e preencher o formulário. Depois disso, será enviado um link para confirmação no e-mail informado. Basta acessar o e-mail e clicar no link. Usuário e senha estão criados, e agora o acesso é feito normalmente na plataforma.
3- Escolher a opção com o grupo prioritário a que pertence a pessoa a ser vacinada.
4- No alto da página, clicar em “Novo +” e, a partir daí, os próprios campos do formulário vão direcionando o usuário.
5- Depois de tudo preenchido e conferido, concluir clicando em “Finalizar processo”, na parte inferior da página.

6- E agora, o que fazer?

Depois de concluir o cadastramento no site, o usuário deve aguardar o contato da UFS de referência comunicando a data da vacinação. Não adianta ir até a unidade antes disso. E, no dia marcado, a pessoa a se vacinar deverá ter em mãos documento com foto e número do CPF.

7- Outra pessoa pode cadastrar o idoso, por exemplo, ou quem tenha dificuldade de acessar o site?

Sim. Qualquer pessoa com usuário e senha cadastrados na plataforma de processos digitais da Prefeitura de Patos de Minas pode efetuar o cadastramento em nome de outra que esteja no grupo prioritário.

8- Há outra opção de cadastramento além da digital?

Sim. A preferência pelo formato on-line é justamente para evitar o deslocamento e possível aglomeração nas unidades de saúde. Contudo, em último caso, o usuário ou alguém com os dados pessoais dele em mãos, deve ir à UFS de referência para cadastrá-lo. O atendimento para essa finalidade será das 13h30 às 16h30.

9- E quando chegam mais vacinas?

O cronograma de entrega das vacinas contra Covid-19 não compete à prefeitura. As vacinas são recebidas primeiramente pelo Governo federal, que as envia para o Governo estadual. Na sequência, a Secretaria de Saúde de Minas Gerais é quem define a quantidade de doses para cada cidade mineira e o dia em que elas serão enviadas. Portanto não há como fazer planejamento a longo prazo para aplicação.

10- Qual será a ordem de vacinação?

Seguindo a ordem de grupos prioritários estabelecida no Plano Nacional de Vacinação, a Secretaria de Saúde até o momento divulgou o seguinte:

Fase 1-A: Profissionais da saúde (linha de frente do enfrentamento à Covid-19), idosos institucionalizados, funcionários de instituições de longa permanência.
Fase 1-B: Demais profissionais da saúde e idosos acima de 75 anos.
Fase 2: Pessoas acima de 60 anos.
Fase 3: Pessoas com comorbidades crônicas, transplantados e obesos.
As demais fases serão divulgadas de acordo com o andamento do plano vacinal.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.