Prefeito faz avaliação positiva sobre o coronavírus em Patos de Minas; assista

Segundo ele, o número de casos, para um município de mais de 150 mil habitantes, é baixo.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Lélis Félix (Triângulo Notícias)

O prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio (DEM), concedeu entrevista ao Triângulo Notícias na tarde desta terça-feira (07/04). Ele fez uma avaliação positiva a respeito do número de casos de coronavírus no município. “É uma avaliação, ainda, positiva, porque nós temos 152 mil habitantes e temos alguns casos que foram feitos exames e ainda não vieram o resultado e até esse momento só três deram positivo [agora são cinco*]. Então é um percentual muito pequeno com relação ao número de habitantes” disse ele.

José Eustáquio também afirmou que o fechamento do comércio ajudou a conter o avanço do covid-19 e que é necessário reduzir o fluxo de pessoas nas ruas, principalmente de idosos.

- Continua depois da publicidade -

Questionado a respeito da demora nos exames, o prefeito disse que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) irá instalar um laboratório e poderá, em breve, realizar os testes de coronavírus. A prefeitura também tenta convênio com um laboratório privado.

Um hospital de campanha com 40 leitos está sendo providenciado, porém não contarão com respiradores. Segundo José Eustáquio, o município não está encontrando o equipamento no mercado. “Respirador está na faixa de 60, 70 mil, variando no mercado, mas ninguém tem, porque a procura por esse tipo de equipamento tá muito grande” explanou ele.

Perguntado sobre o número de leitos com respirador, na rede pública, o chefe do executivo informou que o Hospital Regional Antônio Dias (HRAD), tem em torno de dez leitos. Já o Hospital São Lucas tem aproximadamente 40 leitos. Desta forma, segundo o prefeito, são pouco mais de 50 leitos, com respirador, disponíveis para atender Patos de Minas e algumas cidades da região.

A respeito dos atendimentos de outros municípios, José Eustáquio explicou que Patos de Minas não receberá pacientes dos 33 municípios. Os doentes serão distribuídos entre as cidades que possuem estrutura para atendimento. Por exemplo, um paciente de Arapuá poderá ser encaminhado para Carmo do Paranaíba, Rio Paranaíba ou São Gotardo.


*No momento da entrevista eram três casos confirmados. Após o fim da gravação, o boletim epidemiológico foi atualizado. Até 07/04, Patos de Minas tem cinco confirmações de covid-19.

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -