MENU
Universo Agro

Precisamos valorizar os produtos regionais

Uma maneira positiva de mantermos esse ciclo virtuoso de produção, trabalho e prosperidade, é prestigiarmos nossa produção regional.


👤 Bené Romano
🕓 11/08/2023 - 08:24


Foto: Divulgação

Já falamos aqui em nossa coluna “Universo Agro”, o quanto a região Alto Paranaíba tem um agronegócio pujante, tecnológico e competitivo, o que o torna uma referência nacional.

Temos várias cadeias produtivas importantes, que vão desde a produção de insumos como calcário, fertilizantes, rações e sementes, passando pela produção agrícola de milho, soja, café, hortaliças, leite e carne. E para fechar o ciclo e agregar valor aos produtos agropecuários, temos modernas agroindústrias que oferecem ao mercado interno e de exportação, produtos de altíssima qualidade, como por exemplo, iogurtes, doces de leite, leite condensado, carnes selecionadas, cafés especiais e muito mais.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Além de ser um dos segmentos que mais geram emprego e renda, o agronegócio do Alto Paranaíba se destaca pela enorme diversificação de culturas e agroindústrias.

Em nossa região temos a produção de soja, milho, café, algodão, feijão, cana, hortaliças, frutas, pecuária de leite, de corte, suinocultura, sementes de milho e soja e muito mais. Além da parte agrícola, temos várias agroindústrias que beneficiam a produção agrícola e agregam valor a esses produtos, alguns deles para exportação.

O Alto Paranaíba é a segunda bacia leiteira do país por termos excelentes condições de clima e tecnologia para a produção de leite, e em função dessa significativa produção temos vários laticínios localizados em nossa região, com destaque para as Cooperativas CEMIL e COOPATOS.

Na cadeia produtiva da suinocultura, onde somos um forte polo nacional de genética suína, também temos uma agroindústria altamente competitiva, com destaque para a Cooperativa SUINCO.

Na produção de café, temos várias empresas e Cooperativas regionais como a EXPOCACCER, que colhem e beneficiam os grãos de café, que em grande parte é direcionada à exportação.

Em termos de hortifrutis, temos a região de São Gotardo como importante polo produtor principalmente de alho, cenoura e abacate, que são comercializados em todo Brasil e também exportados.

Temos ainda outros produtos que valorizam o agronegócio regional como cachaça, queijo artesanal, polvilho, entre outros.

Pela importância dessas cadeias agroindustriais do Alto Paranaíba, que geram milhares de emprego e renda aqui em nossa região, gostaria de lançar uma ideia: que tal valorizarmos mais esses produtos regionais e darmos preferência a eles na hora de fazer as compras?

Além de termos motivos para nos orgulharmos dos nossos produtores e empresários do Agronegócio do Alto Paranaíba, precisamos também reconhecer a importância deles para nossa economia. E uma maneira positiva de mantermos esse ciclo virtuoso de produção, trabalho e prosperidade, é prestigiarmos nossa produção regional!