Praça em Uberaba receberá intervenções artísticas do projeto ‘Cidades Inteligentes’

Produtora cultural Numen, com patrocínio da Duratex, é a responsável pelo projeto que transforma espaços públicos pela arte e capacita a comunidade.

Compartilhe

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on telegram
Praça em Uberaba receberá intervenções artísticas do projeto ‘Cidades Inteligentes’
Foto: Divulgação

Dessa vez em solo mineiro, o projeto ‘Cidades Inteligentes’, desenvolvido pela produtora cultural Numen, tem a proposta de unir a comunidade local por meio da arte para revitalizar espaços públicos, trabalhando com a importância da conservação dos espaços que pertencem à comunidade. É na praça José dos Reis, em Uberaba, que o projeto vai entrar em ação, unindo  jovens de 12 a 18 anos da região, além de alunos da escola estadual Henrique Krugel, para um circuito de oficinas gratuitas envolvendo design paisagístico, mobiliário urbano, pintura e grafite, sendo que essa última ação será comandada pelo grafiteiro Clayton Tomaz. Além disso, para potencializar a circulação de pessoas, uma rede de wi-fi com conexão gratuita será instalada no espaço por um ano.

Por meio da arte e da sustentabilidade, a produtora Numen busca inserir a comunidade local na intervenção artística e transformação da praça, além de capacitar jovens com as oficinas, possibilitando que eles desenvolvam empreendimentos futuros. A praça José dos Reis, popularmente conhecida como “Pelé” – em homenagem aos times de futebol da Alfredo Freire, será o espaço no qual o projeto será colocado em ação. As atividades têm início no dia 28 de outubro e se estendem até o dia primeiro de novembro, por fim, a praça repaginada receberá uma festa de inauguração, com atrações culturais e grafite ao vivo, no dia 3 de novembro, das 15h às 18h.

A oficina de design de mobiliário urbano capacitará os participantes para que elaborem um plano de intervenção artística a partir de novos móveis e estruturas em madeiras e materiais recicláveis. Enquanto que a oficina de design paisagístico privilegiará a dimensão sustentável da construção de áreas verdes com diferentes espécies de plantas, utilizando o paisagismo como ferramenta transformadora de espaços. A oficina de grafite e pintura será comandada pelo grafiteiro Clayton Tomaz. O grafiteiro será responsável pela mediação do projeto artístico, que será construído coletivamente junto aos jovens participantes, durante a oficina.

“A proposta busca incentivar crianças e jovens a estimular a criatividade e viabilizar revitalização dos espaços urbanos com os resultados das oficinas. Serão utilizados materiais comuns e de fácil acesso, buscando o reaproveitamento ou ressignificação de materiais”, comenta Luciana Pitombo, da Plantar Ideias.

O projeto Cidades Inteligentes já passou por São Paulo, Jacareí e Jundiaí e também levará a sua arte urbana para Queimados (RJ). Com patrocínio da Duratex, a iniciativa foi concebida pela produtora cultural Numen Produtora e é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Pátria Amada Brasil Governo Federal, viabilizada por meio da Lei de Incentivo à Cultura. E na parte da coordenação das atividades, está o estúdio Plantar Ideias, responsável por criar o plano pedagógico e os projetos visuais que serão desenvolvidos nas oficinas grafite, mobiliário urbano e paisagismo. As oficinas com os jovens vão ser ministradas por uma equipe de educadores especialistas nas respectivas áreas, valorizando talentos locais.

“A ideia não é apenas reinventar e melhorar um espaço público junto com as pessoas do bairro e sim levar a arte ao alcance de todos. Queremos mostrar que a arte pode e deve ser acessível e presente em diversos cantos da cidade. A sensação de pertencimento e de respeito ao coletivo é o que faz cada um querer ser melhor e fazer sua parte”, diz Gianna Toni, produtora executiva do projeto pela Numen Produtora.

🔔 ATIVAR NOTIFICAÇÕES

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

Os comentários não representam a opinião do Patos Notícias. A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Sua privacidade é muito importante pra nós! Usamos cookies, rastreadores, para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências. Os cookies não permitem acesso a informações particulares, como nome, endereço, etc. Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.