O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e a Prefeitura Municipal reinauguraram na manhã deste domingo (17/09) a Praça Champagnat. A obra foi executada pelo UNIPAM dentro do Programa Viva Patos de Parceria Público-Privada.
O diretor executivo da Fundação Educacional de Patos de Minas (FEPAM), Ghassan Tawil, explicou que o projeto valorizou o cartão postal da cidade. Não foram instalados bancos na praça por uma questão de segurança já que a rotatória tem grande movimentação e o ideal é que a praça seja um atrativo visual.
O prefeito Luís Eduardo Falcão (Novo) destacou que o Viva Patos traz muitos benefícios para a comunidade. Além das revitalizações, as empresas ficam responsáveis pela manutenção, isso traz uma economia para os cofres municipais e permite que a prefeitura atue em outras áreas, como na Saúde e na Educação.
A bandeira de Patos de Minas foi hasteada no centro da rotatória. A primeira-dama e deputada estadual, Lud Falcão (Podemos) ficou emocionada e parabenizou o UNIPAM pela iniciativa. Segundo ela, é fundamental que a população tenha esse sentimento de pertencimento para com o município.
A Praça Champagnat é um importante ponto na cidade, sendo um dos principais acessos ao centro. Com a revitalização, o local ganhou um novo paisagismo. O busto, em homenagem a Marcelino Champagnat, foi reformado.
Marcelino Champagnat foi um sacerdote francês do século XIX conhecido por fundar a Congregação dos Irmãos Maristas, dedicando-se à educação de crianças e jovens em áreas rurais desfavorecidas. Sua ênfase na formação integral dos alunos, incluindo valores cristãos, teve um impacto duradouro. Ele foi canonizado como santo pela Igreja Católica em 1999.
Vale ressaltar que o UNIPAM já havia adotado os quiosques e as trilhas do Parque Municipal do Mocambo. A obra foi entregue em maio. E em breve, o UNIPAM também entregará a revitalização da orla da Lagoinha.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise