Posso faltar no estágio em dias de prova?

Saiba o que diz a Lei do estágio sobre o assunto.

Compartilhe!

Posso faltar o estágio em dias de prova?
Foto: Reprodução

A Lei do estágio, como é conhecida a Lei 11.788, entrou em vigor em 25 de setembro de 2008. Apesar de já ter completado seus dez anos, os estudantes ainda não têm total domínio sobre a legislação. Por isso é comum que tenham algumas dúvidas sobre os direitos dos estagiários. E um dos questionamentos mais comuns é sobre as faltas no estágio em dias de prova. Será que o estudante pode deixar de ir no estágio para se dedicar aos estudos em semanas de provas? Veja o que diz a lei.

Lei do estágio e os dias de prova da faculdade

De acordo com a Lei 11.788, o estudante pode ter a sua jornada de estágio reduzida à metade. Caso a carga horário de estágio seja de seis horas, por exemplo, o estagiário pode receber liberação de 3 horas nos dias de prova. Cabe a instituição de ensino comunicar a empresa, no início do período letivo, o calendário das avaliações.
§ 2 Se a instituição de ensino adotar verificações de aprendizagem periódicas ou finais, nos períodos de avaliação, a carga horária do estágio será reduzida pelo menos à metade, segundo estipulado no termo de compromisso, para garantir o bom desempenho do estudante.
Conforme relatado, o estudante não pode faltar ao estágio em dias de prova. No entanto, é seu direito solicitar liberação de metade da sua carga horária. Isso não impede o estagiário de tentar negociar com a empresa. Algumas organizações não têm problema em liberar o estagiário da sua jornada para que tenha mais tempo disponível para os seus estudos. Mas, por lei, ela não é obrigada a tal liberação.

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.