Por onde começar a pesquisa pela casa ideal para morar em BH?

Confira essas dicas e more na casa dos seus sonhos!
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: Pixabay

Para encontrar o imóvel dos seus sonhos é necessário dedicação e tempo. Confira a seguir algumas dicas que podem te ajudar a encontrar a casa certa sem perder seu tempo:

Em primeiro lugar realize uma avaliação bem elaborada do imóvel durante a visita. Tenha em mãos durante a visita uma fita métrica celular. Anote as dimensões de cada cômodo do imóvel para verificar se os seus móveis irão se encaixar na nova casa. Registre os pontos positivos e negativos para te ajudar na comparação com outros imóveis que for visitar depois. Afinal, tem muitas casas à venda em BH e a probabilidade de você visitar 4 em um dia é alta.

- Continua depois da publicidade -

Existem alguns aplicativos que podem te ajudar nessa missão. Durante a vistoria, ignore as escolhas de decoração do antigo dono, tente visualizar se o imóvel te agradaria com o seu estilo de decoração. 

Quando você já tiver optado por um imóvel, faça uma inspeção ainda mais detalhista, se tiver a possibilidade de levar um engenheiro ou arquiteto para opinar sobre o estado do imóvel é melhor. Veja se existem rachaduras nas paredes ou no teto, também verifique se há umidade. Tenha a certeza de que o banheiro e a cozinha são ambientes bem ventilados.

É importante realizar a visita em horários diferentes. Lembre-se de durante as visitas tirar fotos do imóvel, isso para ajudar na sua memória e se possível salve as fotos com o nome da rua onde a casa ou apartamento se encontra. Pois, dependendo da quantidade de imóveis que o você visitar, pode perder as lembranças sobre cada um deles podem ficar um pouco embaralhadas. Registrar com fotos ou filmar além de te ajudar com a memória, pode te auxiliar também na comparação dos imóveis.

Na hora em que for comprar apartamento em BH, análise a área do apartamento, não olhe apenas a disposição dos cômodos. Alguns apartamentos não possuem uma planta com a posição dos cômodos, mas se sua área for adequada, nada impedirá que o imóvel seja comprado e modificado depois. Portanto, evite comparar os imóveis apenas pela quantidade de cômodos, lembre-se de levar em consideração sua metragem.

Analise que tipo de imóvel é mais adequado para você e sua família, um imóvel novo ou usado. Ao compreender os prós e os contras de um imóvel seja ele novo ou um usado é possível reduzir o tempo de busca.

Geralmente, os imóveis novos costumam oferecer mais segurança, além disso, oferecem menos gastos com manutenção e podem possuir uma área de lazer mais completa, mesmo que seja em um condomínio mais barato. 

Por outro lado, imóveis novos em grande maioria são mais compactos e mais caros, além disso, podem provocar maiores gastos com acabamento e podem correr riscos de atraso na entrega quando são adquiridos na planta.

Os imóveis usados também possuem seus benefícios como áreas mais extensas, preços menores e geram menos gastos com itens de acabamento. Contudo, existem mais chances de gerar gastos com manutenções, alguns podem não ter área de lazer, possuir menos vagas na garagem e contar com taxas de condomínio mais elevadas, por causa do pequeno número de unidades.

O imóvel engloba vários aspectos, quando for procurar nos classificados, verifique em qual região ele está localizado e busque saber mais sobre ela.  Estude a fundo as características da região. 

A localização é um dos pontos mais significativos na busca pelo imóvel dos sonhos. É essencial analisar a vizinhança da região, como é a sua infraestrutura, os serviços disponíveis como é feita a locomoção. Caso tenha filhos, verifique se há escolas por perto e veja se elas possuem uma boa reputação. Verifique também o histórico de violência do bairro.

Escolha um dia de semana para ir até o imóvel e realize uma simulação do percurso que você faria dali até o seu trabalho nos seus horários de costume. Assim, você terá noção de quanto tempo é necessário para chegar até seu local de trabalho, veja se o tempo gasto no trajeto é benefício ou não. 

Ainda falando sobre região, explore o potencial do local, realize análises e veja se a região pode se valorizar com o passar do tempo ou não.

Para compreender o potencial de valorização da região, observe se a região está recebendo novos empreendimentos, como mercados, lojas, farmácias ou shoppings. A chegada desses empreendimentos pode demonstrar que o local está em expansão. 

Além disso, tenha certeza de que o imóvel ainda será adequado para você e sua família ao longo dos anos. Além disso, não prejudique seu orçamento, mesmo que o imóvel seja aquele dos seus sonhos, mas não couber no seu orçamento, ele poderá virar uma dor de cabeça. A dica fundamental é: pesquise muito, tenha tempo disponível e muita paciência, pois é um processo que pode ser longo.

Gostou deste artigo? Compartilhe em suas redes sociais para que mais pessoas saibam por onde começar a pesquisa pela casa ideal para morar!

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -