A 10ª Delegacia de Polícia Rodoviária Federal (PRF) cancelou a participação no desfile cívico, militar e estudantil de 7 de setembro na Avenida Getúlio Vargas em Patos de Minas.
Procurado pelo Patos Notícias, o inspetor chefe da 10ª Delegacia PRF em Patos de Minas, Paulo Rosa, informou que a ordem de não participar do desfile veio da Direção Geral da PRF em Brasília/DF. A decisão é válida para todo o país.
Em nota, o Governo Federal informou que não vetou a participação de nenhuma instituição nas paradas cívico-militares de 7 de Setembro. Em Brasília, a comemoração nacional é realizada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Peças de desinformação têm atribuído ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma falsa proibição dos desfiles cívico-militares em celebração ao Dia da Independência. O evento é comemorado em cidades de todo país, sendo organizados pelos governos estaduais nas capitais e pelas prefeituras nas demais cidades. Em Brasília, a comemoração nacional é de responsabilidade da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.
Além de não existir, tal medida não encontraria fundamento jurídico, uma vez que contraria o pacto federativo, que delimita a atuação dos governos às suas respectivas esferas.
Os desfiles do Dia da Independência são uma celebração que congrega diversos entes do poder público. Órgãos das Forças Armadas, Polícias Militares e escolas participam dos festejos. O Governo Federal não vetou a participação de nenhuma instituição nas paradas cívico-militares de Sete de Setembro das cidades brasileiras.
Em Brasília, o Governo Federal realizará o tradicional Desfile de 7 de Setembro na Esplanada dos Ministérios. Previsto para iniciar às 9h, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, tem como slogan “Democracia, soberania e união”. O desfile terá quatro eixos temáticos: “Paz e Soberania”, “Ciência e Tecnologia”, “Saúde e Vacinação” e “Defesa da Amazônia”. A expectativa de público é de 30 mil pessoas.
comentários
Erro no texto?
Clique e avise