Polícia Civil divulga cartilha sobre criptomoedas

Neste Dia do Consumidor, confira informações para prevenir golpes ao investir em moedas virtuais.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Neste Dia Mundial do Consumidor (15/3), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lança a cartilha “Criptomoedas: golpes e dicas de prevenção”. O material busca informar ao cidadão os cuidados necessários acerca do mercado de moedas virtuais, que está atraindo tanto a atenção de novos investidores quanto de criminosos.

A criptomoeda não existe fisicamente e as atividades envolvendo esse tipo de moeda exigem conhecimento sobre o tema, como observa a titular da Delegacia Especializada em Defesa do Consumidor, delegada Danúbia Quadros. “Os investimentos têm demonstrado valores expressivos nos últimos anos. E os golpes estão cada vez mais comuns. A garantia de valorização rápida é um indicativo de fraude, pois o preço da criptomoeda varia de acordo com a demanda de mercado”, adverte.

Clique aqui e acesse a cartilha.

Segundo Danúbia Quadros, entre as armadilhas mais comuns estão os sites impositores (phishing), criados para parecer uma empresa real e consolidada no mercado. Outro alerta é sobre aplicativos móveis falsos de criptomoedas, bem como empresas e corretoras falsas. Na lista, ainda, aparecem as pirâmides financeiras, esquemas fraudulentos que atraem investidores com a promessa de ganho rápido, rendimentos elevados e lucros garantidos.

Para evitar esses golpes, a delegada pontua que é fundamental que o interessado se informe bem, busque orientação com especialistas da área e utilize plataformas conhecidas. “Leia a cartilha, divulgue para o maior número de pessoas, estude sobre as moedas digitais antes de começar a investir”, orienta ao esclarecer que, caso tenha sido vítima, a pessoa deve procurar a delegacia mais próxima para tomar as providências criminais.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.