Computadores, Dispositivos Eletrônicos e Cabos foram apreendidos.
Foto: Lélis Félix (Triângulo Notícias)
A Polícia Civil apresentou na manhã desta sexta-feira (26) o resultado da Operação Recall que investigou a adulteração de hodômetros de veículos automotores (carros, motos e tratores). Os trabalhos foram conduzidos pelos delegados Weverton Evangelista e Fabiana Barreto.
Dra.: Fabiana Barreto e Drs.: Weverton Evangelista e Luis Mauro concederam entrevista coletiva.
Foto: Lélis Félix (Triângulo Notícias)
Os dispositivos eram adulterados e diminuiriam a quilometragem de rodagem, favorecendo à venda. Vários consumidores foram enganados por quase 20 anos, várias concessionárias estão sendo investigadas por suspeita de participação no esquema. Jailton Batista, 64 anos, é suspeito de adulterar 10 mil veículos e causar um prejuízo de aproximadamente 10 milhões de reais.
O operador da ação criminosa confeccionou cartões de visitas, onde especificava o tipo de serviço prestado: “redução de velocímetro”.
Segundo a investigação, até mesmo veículos novos eram adulterados. Os donos solicitavam o serviço quando o veículo já estava perto do limite de quilometragem da garantia de revisão. Por exemplo, se o limite era 10 mil km, quando se aproximava do valor e o hodômetro era reduzido.
Várias notas foram apreendidas. Os documentos comprovam a execução do serviço. Foto: Lélis Félix (Triângulo Notícias)
Os suspeitos utilizavam sistema informatizado que era conectado ao computador de bordo do automóvel e invadiam o software responsável pelo cálculo. Foram apreendidos computadores, cabos seriais, aparelhos eletrônicos e uma infinidade de notas que comprovam a execução do serviço ilegal.
Vídeo: Delegado Weverton Evangelista fala da Operação