Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais é lançado pelo 12º BBM

A ação começa nesta segunda-feira (02/08) e prevê reforço de militares e até aeronave no combate a incêndios em vegetação.

Compartilhe!

O 12º Batalhão de Bombeiro Militar de Minas Gerais (12º BBM/MG), com sede em Patos de Minas, lançou na manhã desta segunda-feira (02/08) o Plano Integrado de Preparação e Resposta aos Incêndios Rurais. A ação prevê o reforço de militares, viaturas e até aeronave, bem como ações estratégicas para prevenir e dar uma resposta mais rápida aos incêndios rurais.

O comandante do 12º BBM, major Thiago Duarte, disse que a iniciativa é do comando geral do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e a Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O plano tem início nesta segunda-feira e contará com duas bases, sendo em Paracatu e Unaí.

O plano contará com reforço de militares do Corpo de Bombeiros de outras regiões do Estado de Minas Gerais. Haverá também o aporte de um avião agrícola que será usado para combate a incêndio e terá base na região. Também haverá um aplicativo de acionamento do Corpo de Bombeiros e o uso de drone, para mapear áreas atingidas pelas chamas. “Além da capacidade que nós temos aqui na região Noroeste e Alto do Paranaíba, vamos contar com este apoio externo vindo com esta visão de apoiar o produtor rural nesta questão dos incêndios”, ressaltou.

Durante o lançamento, o comandante também fez um balanço positivo da “Operação Alerta Verde”, realizada no primeiro semestre em parceria com a Prefeitura de Patos de Minas. Além de realizar 290 vistorias em lotes vagos nos meses de maio e junho, a operação resultou na redução de 10% dos incêndios em lotes vagos em relação à 2020. Além disso, houve uma menor proporção deste tipo de incêndio nos últimos cinco anos, total de 58%.

 

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.