Pela primeira vez no Brasil, mostra apresenta a obra de Mac Adams

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Exposição no Centro Cultural Fiesp apresenta, pela primeira vez no país, obras do artista Mac Adams, um dos fundadores do movimento Arte Narrativa (Narrative Art). A exposição Mens Rea: a cartografia do mistério fica em cartaz até 8 de julho, de terça a sábado, das 10h às 22h, e domingo, das 10h às 20h. A entrada é gratuita.

O movimento artístico Arte Narrativa, que usava texto e fotografias para contar uma história, surgiu nos Estados Unidos na década de 1970. Em 1974, a primeira série de Adams, chamada Mistérios, foi exibida na lendária Galeria Green Street, em Nova York. Adams participou desse movimento, mas acabou se distanciando por decidir não utilizar a palavra.

Exposição em São Paulo

Nas obras de Mac Adams, a fotografia e os objetos têm papéis fundamentais – Divulgação

Nas obras de Mac Adams, a fotografia tem papel fundamental ao lado de objetos. Ele mistura referências dos contos do País de Gales, onde nasceu, dos romances de Arthur Conan Doyle, do cinema de Alfred Hitchcock e do cinema noir.

“É justamente nesse momento de ‘vazio narrativo entre a imagem e o objeto’ que Mac Adams eclode em contextos e narrativas diversas, carregadas de carga psicológica para tornar o vazio quase palpável”, disse a curadora Anne-Céline Borey.

“Toda a produção do artista obriga a pessoa a interrogar a veracidade de elementos que transitam entre a realidade e a ficção. Ao longo da exposição, o espectador é constantemente confrontado com dois instintos: o desejo de ver e as inquietações por ter visto”, afirmou Luiz Gustavo Carvalho, também curador da mostra.

A seleção dos curadores apresenta ao público brasileiro 17 obras da série Mistérios, além da instalação Cartografia de um crime, criada especialmente para a exposição em São Paulo, que reflete sobre a memória e o esquecimento. Na instalação, o artista constrói um diálogo entre suas imagens e fotografias vindas do arquivo do Museu Nicéphore Niépce (França), um dos mais importantes da Europa.

A exposição Mens Rea: a cartografia do mistério está em cartaz na Galeria de Fotos do Centro Cultural Fiesp, na Avenida Paulista, 13

FONTE: Agência Brasil

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS