Patos de Minas vai receber doses da vacina contra dengue

Outras 10 cidades da região também foram contempladas com as doses da 4ª remessa.

Compartilhe!

O Ministério da Saúde anunciou que Patos de Minas e outras 10 cidades da região estão entre os 625 novos municípios, sendo 101 de Minas Gerais, que serão contemplados com a quarta remessa de doses da vacina contra a dengue. Ao todo, serão distribuídas 97.900 doses do imunizante ao estado, sendo 67,5 mil para os novos municípios e 30,3 mil para as regiões já contempladas nas etapas anteriores.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o município de Patos de Minas vai receber 2236 doses da vacina. Os outros municípios contemplados são Cruzeiro da Fortaleza (55), Guimarânia (139) Guarda-Mor (109), Lagamar (92), Lagoa Formosa (273), Presidente Olegário (295), São Gonçalo do Abaeté (133), Serra do Salitre (199), Varjão de Minas (130) e Vazante (306).

Ampliação da Vacinação

A expansão da vacinação contra a dengue foi para mais 625 novos municípios e 6 estados brasileiros: Alagoas, Ceará, Piauí, Rio Grande do Sul, Sergipe e Mato Grosso. As novas regiões serão contempladas com a quarta remessa de 986,5 mil doses que também será destinada para os municípios beneficiados nas etapas anteriores, sendo 504,6 mil destinadas aos novos municípios e 481,9 mil para regiões beneficiadas nas etapas anteriores.

“Agora, temos 25 estados da federação contemplados com a vacina. Com essas novas remessas que estão sendo distribuídas, vamos chegar a 1,3 mil municípios atendidos em todo o Brasil. Importante destacar que estamos seguindo a lista de regiões previamente pactuada com os gestores de saúde dos estados e dos municípios”, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel, em entrevista a jornalistas.

A distribuição das doses nos municípios foi determinada com base em três critérios principais:

  • Ranqueamento das regiões de saúde e municípios;
  • Quantitativo necessário de doses conforme a disponibilidade (prevista pelo fabricante);
  • Cálculo do total de doses a serem entregues em uma única remessa ao município.

As doses destinadas para aplicação da segunda dose (D2) serão enviadas posteriormente considerando o intervalo recomendado de 3 meses para completar o esquema da vacinação. O Ministério da Saúde reforça que é fundamental que estados e municípios acompanhem as notas técnicas que serão elaboradas a cada envio.

Compartilhe!

Comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.