Patos de Minas terá observação do eclipse lunar com telescópio

Previsão do tempo indica chance de chuva para o período noturno. Amantes da astronomia torcem por condições favoráveis para a observação.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Lua de Sangue
O eclipse total é caracterizado pela “lua de sangue”. O apelido surge por conta da coloração avermelhada que o astro ganha devido à penumbra da luz solar.
Foto: Reprodução (Pixbay)

O final da noite de domingo (15/05) e o início da madrugada de segunda-feira (16) será marcado pelo primeiro e único eclipse lunar total de 2022. O fenômeno será visível no Brasil.

O eclipse será composto de fases. A primeira, penumbral, se inicia às 22h32. Um eclipse penumbral acontece quando a lua se move para a penumbra da terra (sombra externa). Esse fenômeno faz com que a lua pareça ser mais escura do que o normal.

Às 23h27 começa o eclipse parcial. A lua começa a entrar na sombra da terra e desta forma tem sua luminosidade reduzida gradativamente.

O ápice do eclipse acontece às 00h29, início da madrugada de segunda-feira (16). Nesta fase a lua ficará avermelhada, fenômeno conhecido como lua de sangue, característico do eclipse total.

A lua de sangue se estenderá até 01h53, momento que o satélite natural começará a ser desencoberto. Às 02h55 se encerrará o eclipse parcial e às 03h50 o penumbral, o que marca o fim dos fenômenos.

Observação em Patos de Minas

Eclipse Total - Patos de Minas

O grupo astronômico, “Mulheres de Estrelas”, promoverá um evento gratuito de observação na Praça Silvério Gontijo no bairro Jardim Califórnia em Patos de Minas. Haverá telescópio para que o público possa admirar, com ainda mais detalhes, o fenômeno.

A observação dependerá de condições climáticas favoráveis, céu limpo. O evento está marcado para às 23h deste domingo (15). A recomendação é que o público venha agasalhado.

Previsão do tempo para o eclipse

O Clima Tempo aponta possibilidade de chuva para o período noturno em Patos de Minas. Estão previstos 6 mm de chuva entre a tarde e a noite deste domingo (15). A temperatura ficará entre a mínima de 15º C e a máxima de 31º C.

Os amantes da astronomia torcem por céu limpo na hora do eclipse. A boa notícia é que nem sempre as previsões do tempo se concretizam.

QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

NEWSLETTER

REPORTAR ERRO

Usamos cookies para exibir anúncios e conteúdos com base em suas preferências.  Conheça nossa política de privacidade e nossos termos de uso.