Patos de Minas sedia a 9ª Semana Nacional da Cafeicultura Moderna

O evento acontece nos dias 26 e 27 de abril de 2024. As inscrições são gratuitas.

Compartilhe!

O Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), em parceria com a Auma e Santinato & Santinato Cafés, realizam nos dias 26 e 27 de abril de 2024 a 9ª Semana Nacional da Cafeicultura Moderna. O primeiro dia do evento acontece no Centro de Convenções do UNIPAM e o segundo na Fazenda Auma em Patos de Minas.

Segundo o professor Bruno Bernardes, o evento conta com a participação de grandes nomes na cafeicultura nacional, entre eles José Brás Matiello e Roberto Santinato. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através dos sites
www.sncafeiculturamoderna.com.br ou do unieventos.unipam.edu.br. Haverá a arrecadação de um quilo de alimento não perecível que será destinado à instituições de caridade de Patos de Minas.

Bruno contou que já são mais de 500 inscritos de 69 cidades do país, em nove estados brasileiros. Cinco palestras já estão confirmadas para o primeiro dia do evento (sexta-feira) que também conta com estandes de empresas ligadas ao setor cafeeiro. No sábado, haverá um dia de campo na Fazenda Auma, situada no Km 428 da BR-365 em Patos de Minas.

“O evento é uma excelente oportunidade para adquirir conhecimento, se familiarizar com inovações tecnológicas da cafeicultura moderna, perceber os desafios a serem enfrentados e as oportunidades que se apresentam.”, destacou Bruno.

Sobre o evento

As mudanças climáticas, a incidência de pragas e doenças assim como o bom manejo nutricional e da irrigação dos cafezais são alguns dos principais desafios a serem enfrentados pelos cafeicultores brasileiros. Não obstante a isso, o custo, principalmente com a mão de obra e com insumos afetam diretamente a viabilidade econômica da cafeicultura. A adoção de ferramentas tecnológicas e a utilização de práticas cada vez mais sustentáveis é tendência presente nas propriedades cafeeiras, no que tange ao manejo das lavouras. A boa gestão da propriedade possibilita a manutenção do cafeicultor na atividade, que enfrenta os desafios do dia a dia, em busca da produção de um produto não só em quantidade, mas sobretudo de qualidade.

Dados oficiais apontam recuperação na produtividade das lavouras cafeeiras em relação aos anos anteriores, onde os cafezais foram acometidos por secas e chuvas excessivas. O último acompanhamento da safra brasileira, realizado pela CONAB, disponibilizado no observatório do café, coordenado pela EMBRAPA CAFÉ, indica o acréscimo de 5,5% em relação ao volume colhido no ano anterior. O parque cafeeiro nacional está inserindo em diferentes estados com aproximadamente 1,9 MM de hectares cultivados.

Tradicionalmente, Minas Gerais se destaca na produção cafeeira. O estado é o maior produtor de café do Brasil. O Sul de Minas se apresenta como a região com maior número de cafeicultores, onde são cultivados aproximadamente 50% da área total do café mineiro. O cerrado mineiro, que abrange as regiões do Triângulo mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, com aproximadamente 250 mil de hectares oferece características edafoclimáticas peculiares que promovem, aliadas ao manejo adotado pelo cafeicultor, possibilidades de produção do café de qualidade, com identidade particular. As regiões da Zona da Mata, Rio Doce e Central e o Norte de Minas, o Vale do Jequitinhonha e do Mucuri também tem relevante destaque na produção cafeeira para o estado com 1/3 da área cultivada de café em Minas Gerais.

Visando congregar cafeicultores, profissionais do agronegócio, técnicos agrícolas, gerentes de fazenda, acadêmicos de graduação e pós-graduação em ciências agrárias e apreciadores desta bebida, a SANTINATO & SANTINATO CAFÉS, em parceria com o CURSO DE AGRONOMIA DO UNIPAM e com a FAZENDA AUMA, promove a SEMANA NACIONAL DA CAFEICULTURA MODERNA. O evento, tradicional no calendário da cafeicultura brasileira, é composto por apresentação de palestras técnicas e de dia de campo demonstrativo. Profissionais renovados de instituições de referência no cenário nacional, abordam temas sobre diferentes áreas da produção de café como nutrição de plantas, manejo de irrigação, controle de pragas e doenças, manejo de plantas invasoras que são alguns dos desafios aos quais os cafeicultores encontram no seu dia a dia.

Compartilhe!

comentários

1 Comentário
O mais novo
Mais antigo mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno Bernardes
17/04/2024 15:58

A cafeicultura de Patos de Minas e da região como um todo merece receber eventos desta grandeza. Vamos aproveitar…

A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.