Prefeitura de Patos de Minas implanta sistema de processos eletrônicos

A previsão é que, no início de novembro, todos os processos já possam ser solicitados de forma 100% digital.

Compartilhe!

Com o objetivo de utilizar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida da população, enquadrando o município no conceito de Smart Cities (Cidades Inteligentes), a administração municipal deu início ao Programa Patos Digital. A iniciativa, que faz parte do Portfólio de Programas e Projetos da Prefeitura de Patos de Minas, traz, como um de seus principais projetos, o sistema de processos eletrônicos, que faz parte do Patos sem Papel. Algumas das funcionalidades desse projeto foram demonstradas aos secretários municipais na manhã desta quarta-feira (7) no saguão da sede administrativa.

 

Inicialmente, o secretário de Administração, Milton Romero, explicou o Programa Patos Digital, apresentando os benefícios que ele trará para os serviços da prefeitura. O representante da pasta também falou sobre o Patos sem Papel, ressaltando que “a implantação desse projeto torna efetiva uma política de desburocratização, na qual será possível tornar o atendimento aos cidadãos mais dinâmico, seguro e célere”.

Em seguida, foram apresentadas algumas das funcionalidades da plataforma de processos digitais, a qual trará vantagens que vão desde a redução de atendimentos presenciais e eliminação do uso do papel até o fornecimento de indicadores que podem servir de base para a tomada de decisões. A previsão é que, no início de novembro, a abertura de processos já poderá acontecer de forma digital, reduzindo, assim, os processos físicos.

O prefeito José Eustáquio Rodrigues Alves também falou sobre a importância desse sistema. “A automatização dos processos é um instrumento de modernização do serviço público. Com certeza, sua implantação vai melhorar o trabalho realizado pela prefeitura”, afirmou. Ele destacou, ainda, que o objetivo é finalizar, com eficiência e organização, o trabalho iniciado por ele e por sua equipe. “A meta é que, antes de encerrar esta gestão, as obras e os projetos iniciados em nosso pleito estejam finalizados e entregues à população. O propósito agora é que o próximo gestor receba uma prefeitura organizada, tecnologicamente mais modernizada e com as contas em dia”, afirmou.

O que é o Patos Digital? – É um programa que oferece como principal benefício a desburocratização do atendimento ao cidadão por meio de ferramentas digitais. Seus objetivos e metas são possibilitar maior agilidade dos serviços prestados pela prefeitura, além de reduzir gastos, o que trará maior eficiência à gestão pública municipal.

O Patos Digital compreende projetos como o Diário Oficial do Município (DOM) que, no dia 15 de outubro, completa um ano de lançamento. O DOM é publicado diariamente no Portal de Prefeitura de Patos de Minas e dá publicidade, conforme determinação legal, a matérias oficiais como, por exemplo, leis, decretos, portarias, editais de licitação.

Podem ser citados também outros projetos do Patos Digital que estão em fase de implantação, como: Escritório de Gestão e Inovação de Processos – EGPI (gestão dos fluxos de processos com o objetivo de introduzir mecanismos modernos para otimizá-los, mapeando, analisando e redesenhando as atividades executadas bem como criando indicadores de desempenho desses processos); Reestruturação do atendimento ao cidadão (mudanças na estrutura organizacional com implantação de atendimento único ao cidadão); Data Center (estrutura na qual vão concentrar-se os recursos computacionais da administração municipal, como a gestão de telecomunicações e o sistema de armazenamento de dados); Infovia (infraestrutura de tecnologia da informação e comunicação criada para integrar, em uma única rede de dados e voz, todas as secretarias e órgãos municipais).

 

Compartilhe!

comentários

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
A responsabilidade pelos comentários é dos respectivos autores. Eles não representam a opinião do Patos Notícias. Comentários com 15 votos negativos a mais que positivos são removidos.

AVISO DE ERRO

Usamos cookies para exibir conteúdos com base em suas preferências. Ao continuar navegando, você concorda com nossa Política de Privacidade.