Patos de Minas participa do Projeto Mundial de Arborização

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Cerca de 50 voluntários participaram do plantio, que aconteceu em três pontos da cidade.

Prefeito da cidade participou do plantio, junto com a comunidade patense.
Foto: ASCOM PMPM
Os voluntários do Plantio Global de Patos de Minas levantaram cedo, no domingo (19), para participar do projeto mundial de arborização. Na cidade, os canteiros e rotatórias das avenidas Tomaz de Aquino (no Bairro Alvorada) e das Paineiras (próximo à Praça CEU) e a Praça Monsenhor Fleury Curado (em frente ao Campo do Vila) receberam mudas de árvores diversas.
O plantio, marcado para começar nos dois primeiros pontos às 8 horas, os voluntários de diversas entidades, instituições, empresas, clubes de serviço e ONGs colocaram a mão na terra e colaboraram para a melhoria do microclima da cidade e da qualidade do ar. Foram plantadas 39 mudas de ipês amarelos, brancos, rosas e roxos na Avenida Tomaz de Aquino; 51 de palmeira imperial, pau-brasil, quaresmeiras e algodão da praia na Rotatória da Avenida das Paineiras, em frente à praça CEU, no bairro Alta da Colina e canteiros centrais em direção à Avenida Marabá e 4 mudas de cássia rosa na praça do Campo do Vila, onde o plantio foi finalizado, durante a feira do Produtor Rural que acontece no Bairro Vila Garcia todos os domingos. Os voluntários plantaram, espalharam o adubo doado pela Precisa Agroambiental e ainda recolheram o lixo que estava jogado pelos locais.
Foram plantadas ao todo 94 novas árvores pelos envolvidos no evento, que são voluntários do Movimento Ecológico Patense (MEP); Organização de Desenvolvimento Sustentável (ODA); Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema); Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA); Instituto Estadual de Floresta (IEF); Precisa Agroambiental; Rotary Clube e Casa da Amizade de Patos de Minas; Mamoré Esporte Clube e pessoas da sociedade civil como Associação de Moradores do Bairro Nova Floresta. 
A Prefeitura realizou o apoio logístico do evento com o transporte de mudas, orientações técnicas e a abertura das covas para o plantio. O diretor de Meio Ambiente, César Caixeta, juntamente com o presidente do Codema, Ivanildo Zica e o conselheiro do Cima, Civuca Costa, trabalharam no sábado para a execução das covas nos locais. Além disso, no domingo de madrugada, César e Ivanildo, levaram todas as mudas para os locais determinados.
O prefeito de Patos de Minas José Eustáquio Rodrigues Alves participou do plantio, juntamente com o vice, Paulo Mota e o vereador Isaías Martins. Ele destacou a importância da ação que vai se estender por outros meses a partir de setembro. “A ideia é realizarmos, todo mês a partir de setembro que é quando as chuvas voltam a cair, mais árvores pela cidade, deixando –a mais arborizada”, revelou o prefeito aos voluntários. Chamada de Plantio Municipal, a ação, aos moldes do Plantio Global, pretende reunir mais voluntários e se tornar permanente.
Na avenida Tomaz de Aquino, foi solicitada a retirada de briquetes do canteiro central para o plantio de árvores. A indicação será do vereador Isaías Martins e o prefeito José Eustáquio reutilizará o material retirado para reformar as praças dos distritos de Areado e Alagoas.
Na avaliação dos participantes do evento, o Plantio Global foi muito positivo para a cidade e o envolvimento de pessoas de diversos setores da sociedade leva à conclusão de que a cidade deveria ser mais arborizada e que existem pessoas comprometidas com essa causa e querem fazer a diferença.
20/03/2017

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS