Cerca de 50 voluntários participaram do plantio, que aconteceu em três pontos da cidade.
Prefeito da cidade participou do plantio, junto com a comunidade patense.
Foto: ASCOM PMPM
Os voluntários do Plantio Global de Patos de Minas levantaram cedo, no domingo (19), para participar do projeto mundial de arborização. Na cidade, os canteiros e rotatórias das avenidas Tomaz de Aquino (no Bairro Alvorada) e das Paineiras (próximo à Praça CEU) e a Praça Monsenhor Fleury Curado (em frente ao Campo do Vila) receberam mudas de árvores diversas.
O plantio, marcado para começar nos dois primeiros pontos às 8 horas, os voluntários de diversas entidades, instituições, empresas, clubes de serviço e ONGs colocaram a mão na terra e colaboraram para a melhoria do microclima da cidade e da qualidade do ar. Foram plantadas 39 mudas de ipês amarelos, brancos, rosas e roxos na Avenida Tomaz de Aquino; 51 de palmeira imperial, pau-brasil, quaresmeiras e algodão da praia na Rotatória da Avenida das Paineiras, em frente à praça CEU, no bairro Alta da Colina e canteiros centrais em direção à Avenida Marabá e 4 mudas de cássia rosa na praça do Campo do Vila, onde o plantio foi finalizado, durante a feira do Produtor Rural que acontece no Bairro Vila Garcia todos os domingos. Os voluntários plantaram, espalharam o adubo doado pela Precisa Agroambiental e ainda recolheram o lixo que estava jogado pelos locais.
Foram plantadas ao todo 94 novas árvores pelos envolvidos no evento, que são voluntários do Movimento Ecológico Patense (MEP); Organização de Desenvolvimento Sustentável (ODA); Conselho de Defesa de Meio Ambiente (Codema); Conselho Integrado do Meio Ambiente (CIMA); Instituto Estadual de Floresta (IEF); Precisa Agroambiental; Rotary Clube e Casa da Amizade de Patos de Minas; Mamoré Esporte Clube e pessoas da sociedade civil como Associação de Moradores do Bairro Nova Floresta.
A Prefeitura realizou o apoio logístico do evento com o transporte de mudas, orientações técnicas e a abertura das covas para o plantio. O diretor de Meio Ambiente, César Caixeta, juntamente com o presidente do Codema, Ivanildo Zica e o conselheiro do Cima, Civuca Costa, trabalharam no sábado para a execução das covas nos locais. Além disso, no domingo de madrugada, César e Ivanildo, levaram todas as mudas para os locais determinados.
O prefeito de Patos de Minas José Eustáquio Rodrigues Alves participou do plantio, juntamente com o vice, Paulo Mota e o vereador Isaías Martins. Ele destacou a importância da ação que vai se estender por outros meses a partir de setembro. “A ideia é realizarmos, todo mês a partir de setembro que é quando as chuvas voltam a cair, mais árvores pela cidade, deixando –a mais arborizada”, revelou o prefeito aos voluntários. Chamada de Plantio Municipal, a ação, aos moldes do Plantio Global, pretende reunir mais voluntários e se tornar permanente.
Na avenida Tomaz de Aquino, foi solicitada a retirada de briquetes do canteiro central para o plantio de árvores. A indicação será do vereador Isaías Martins e o prefeito José Eustáquio reutilizará o material retirado para reformar as praças dos distritos de Areado e Alagoas.
Na avaliação dos participantes do evento, o Plantio Global foi muito positivo para a cidade e o envolvimento de pessoas de diversos setores da sociedade leva à conclusão de que a cidade deveria ser mais arborizada e que existem pessoas comprometidas com essa causa e querem fazer a diferença.
20/03/2017
Achou erro?
Clique e avise
QUAL SUA OPINIÃO? COMENTE!