Patos de Minas: Parlamento Jovem elege integrantes da Mesa Diretora

Em reunião, na qual os chamados “vereadores mirins” confirmaram o interesse pelo Parlamento Jovem, elegeu-se a Mesa Diretora.
Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Foto: ASCOM – Câmara Municipal

Dando cumprimento ao calendário de reuniões do Parlamento Jovem, a Câmara Municipal de Patos de Minas recebeu os 17 participantes para mais uma etapa. Na pauta, palestra e eleição da Mesa Diretora. O encontro foi realizado no plenário da Casa Legislativa na última quinta-feira (08/11), com início às 14 horas, sob a coordenação da Comissão de Participação Popular (CPP), integrada pelos Vereadores Lásaro Borges de Oliveira – Presidente, João Batista Gonçalves (Cabo Batista) e João Bosco de Castro Borges (Bosquinho).

Logo após a abertura dos trabalhos, o Vereador Lásaro Borges falou em nome da CPP. Naquele momento, enfatizou a satisfação em receber os alunos, agradeceu e reforçou a importância da participação de todos, também lembrou o quanto os participantes ganharão em conhecimento. Em seguida, anunciou a palestra com o Vereador-Presidente do Legislativo Municipal, Francisco Carlos Frechiani.

- Continua depois da publicidade -

Com 25 anos de experiência como professor do Unipam, profundo conhecedor de Direito Constitucional e Direito Administrativo, entre outras especialidades jurídicas, Francisco Frechiani discorreu sobre a função e limites da atuação do Vereador, eleição e composição da Mesa Diretora e aspectos relevantes da Lei Orgânica e do Regimento Interno da Câmara Municipal de Patos de Minas. Demonstrando interesse pelo tema, os estudantes fizeram diversas perguntas e a palestra terminou em um debate bastante proveitoso, tendo por base a política nacional e fatos relacionados a Patos de Minas. O Vereador Frechiani encerrou a palestra desejando que todos se dediquem ao Parlamento Jovem, estudem e se interessem por política, pois considera que, assim, todos eles terão oportunidade de, no futuro, galgar os mais altos postos do País.

A Vereadora Edimê Erlinda de Lima Avelar, que também integra a Comissão de Participação Popular, solicitou a palavra para também se dirigir aos participantes do Parlamento Jovem. A parlamentar falou de sua experiência de seis mandatos como Vereadora e de um mandato como Vice-Prefeita de Patos de Minas, e desejou sucesso aos participantes do projeto, por entender que eles poderão mudar para melhor os rumos da política nacional.

Na sequência, o Vereador Lásaro Borges de Oliveira, Presidente da Comissão de Participação Popular (CPP), conduziu o processo de eleição dos integrantes da Mesa Diretora do Parlamento Jovem, com quatro jovens se candidatando ao cargo de 1º Presidente. O maior número de votos, foi para a aluna do 1º ano do ensino médio da Escola Estadual Abílio Caixeta de Queiroz, Vanessa Oliveira Rodrigues, de 17 anos.

Os demais eleitos foram os seguintes:

1º Vice-Presidente: Luis Fellipe Borges Braga – 2º ano do ensino médio do Colégio Nossa Senhora das Graças;

2º Vice-Presidente: Vítor Hugo Brant – 2º ano do ensino médio do Colégio Fonseca Rodrigues (Fo Ro);

1ª Secretária: Taynara Lúcia da Costa – 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Guiomar de Melo;

2ª Secretária: Nathaniely Thereza Mendes Marques – 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Dona Guiomar de Melo.

Concluído o processo de votação, com os candidatos sendo escolhidos pelos demais integrantes, foi feita a foto oficial dos eleitos para a composição da Mesa Diretora para o anuênio 2017. Para terminar, foi servido um lanche aos presentes. A próxima reunião dos integrantes do Parlamento Jovem está marcada para o dia 29 de junho, em horário a ser confirmado proximamente, no plenário da Câmara Municipal de Patos de Minas. Entre outros assuntos, estará na pauta a solenidade de diplomação e posse dos eleitos.

ASCOM – Câmara Municipal de Patos de Minas

- Continua depois da publicidade -

QUAL SUA OPINIÃO ? COMENTE!

Os comentários não refletem a opinião do portal. Não nos responsabilizamos por eles e em caso de descontentamento use a opção “Denunciar ao Facebook”. Você está sujeito aos nossos Termos de Uso.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

- Continua depois da publicidade -