MENU

Patos de Minas já registrou 371 casos de dengue em março; uma morte já foi confirmada em 2023

A regra é clara: água parada nem pensar. Faça uma vistoria no quintal e elimine os criadouros do mosquito.


👤 Lélis Félix Souza
🕓 23/03/2023 - 14:40


Foto: 41330 por Pixabay

A prefeitura de Patos de Minas atualizou os dados da epidemia de dengue. Em 2023, já foram confirmados 782 casos e uma morte pela doença.

Somente em março já foram confirmados 371 casos, o que evidencia um crescimento exponencial da infestação no município.

- CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE -

Confira o balanço completo a seguir:

Segundo dados do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRRA), 90% dos focos do mosquito estão concentrados nas residências. A regra é clara: água parada nem pensar. Faça uma vistoria no quintal e elimine os criadouros do mosquito. Dê atenção especial para os vasos de plantas e para a caixa d’água.

Sintomas da dengue

Os principais sintomas da dengue são:

No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas). Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta, de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, e manchas vermelhas na pele. Também podem acontecer erupções e coceira na pele.

Os sinais de alarme são assim chamados por sinalizarem o extravasamento de plasma e/ou hemorragias que podem levar o paciente a choque grave e óbito. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.